Gesso na Decoração

Se você já pensou em construir ou reformar sua casa, apartamento ou área comercial, certamente sonha com o acabamento e deixa que os profissionais da obra cuidem de assuntos sobre a base da casa, como as instalações, entre outros assuntos que raramente entendemos. Porém,  quando o assunto é acabamento de qualquer obra ficamos imaginando como a parede pode ficar com uma cara mais sofisticada ou como as cores entre móveis e pisos vão combinar. E isso, geralmente nos deixa um pouco estressados.

Um dos assuntos que mais pensamos quando estamos divagando sobre esses detalhes de nossas obras é se vamos ou não rebaixar as paredes com gesso. Porém,  precisamos em um primeiro momento entender o que é gesso, como é feito, os tipos de materiaisque existem no mercado e como usá-los.

O gesso é um aglomerado de matérias como a gipsita, também chamada de pedra do gesso, ela é o composto básico para se fazer o material. Além da gipsita existe o sulfato de cálcio, que também dá durabilidade ao gesso. Os primeiros usos desse tipo de material são datados no Egito e na Fenícia antiga, mas era usados com finalidades diferentes, para confecção de grandes obras de arte e raramente com fins e interesses na indústria da construção.

Sala de Jantar Decorada com Gesso

Sala de Jantar Decorada com Gesso

O gesso é extremamente usado nas edificações, devido a sua aderência perfeita, sua maleabilidade, que fazem dele um material indicado para acabamentos e pormenores decorativos como paredes e tetos. Além do mais, o que poucas pessoas sabem é que o gesso tem uma propriedade acústica e térmica, mais um motivo para usá-lo em sua construção ou reforma. O seu único problema é que ao entrar em contato com a água ele perde algumaa dessas qualidades, por isso não é nada indicado para acabamentos ou qualquer construção que fique exposta ao clima de qualquer região, isto é, não pode ser usado em áreas externas da casa ou do apartamento.

Gesso no Quarto

Gesso no Quarto

Esse material pode ser aplicado em áreas como molduras, até mesmo de quadros, em rodapés, em rebaixamento de tetos, com contornos e detalhes mais refinados. Pode servir como contorno de portas e janelas, pois deixa o lugar mais elegante. Se um jogo de luz for necessário para que a luminosidade do local aumente, o gesso é indicado para fazer o acabamento desses pequenos pontos de luz, deixando o ambiente muito mais claro e extremamente sofisticado. Outra forma de uso para o gesso é a sua aplicação direta na parede de bloco de tijolo, sem o reboco. Essa forma de uso é conhecida como gesso liso. Quando for adquirir gesso para incrementar sua decoração, não se esqueça que existem muitas marcas e profissionais no ramo, escolha uma de sua confiança, não deixe apenas que o preço te influencie na escolha final.

Prateleira Feita em Gesso

Prateleira Feita em Gesso

O gesso é uma ótima matéria-prima para que renovemos a decoração de nossos espaços. Ele pode valorizar cortinas e até mesmo lareiras, além de ser mais rápido do que outros tipos de detalhes que poderiam ser usados para enriquecer a decoração de uma casa. O gesso deve ser pintado e lixado após ser instalado, fique atento para isso. A função do gesso nos rebaixamentos de teto é proporcionar uma iluminação mais sofisticada e funcional, como já foi dito. Por isso não faça muitos rebuscamentos com o gesso para que não fique nada exagerado.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.