Comércio de Design em São Paulo

São Paulo é a cidade brasileira que reúne boa parte do que há de melhor no que diz respeito à design de móveis. Justamente por este motivo, que o comércio de design da cidade é tão importante e reconhecido no Brasil e fora dele.

Veja exemplos de algumas lojas da capital paulista, onde encontrar móveis criados e produzidos na cidade!

  • A Lot Of é um exemplo, uma loja diferente porque se apresenta como um espaço de exposição. Onde podemos encontrar não só design de móveis de São Paulo, como de outras partes do mundo. Os móveis são contemporâneos e coloridos, por isso a empresa tem muitos clientes jovens.
  • Atec Original Design é um outro excelente exemplo de comércio em São Paulo de móveis de qualidade. Além de representar uma marca dinamarquesa e outra americana, vende produtos de designers de São Paulo.
  • Breton Actual vende design contemporâneo para ambientes externos e internos, dos mais variados, mas os destaques são para as cadeiras e poltronas.
  • Carbono faz o maior sucesso porque o seu designer deixa a oportunidade de personalizar as peças. Além disso, são usados os mais diversos tecidos no acabamento das peças.
  • COD – Creattive Original Design faz clássicos da escola alemã Bauhaus, ainda vende design italiano e nomes internacionais de outras nacionalidades.
  • Dbox possui coleções de designers brasileiros e estrangeiros, em ambos os casos, elas são peças limitadas. Guilherme Torres é o nome principal da loja. O brasileiro é destaque, principalmente, com os seus bancos.

Decameron, Dpot, Empório Vermeil, Estar Móveis, Etel, Kare, entre outras.

Design de Móveis Contemporâneo no Brasil Com DNA Brasileiro

De acordo com estudos recentes sobre o design brasileiro constatou-se que os móveis produzidos por aqui estão com um forte referência das décadas de 70 a 90 e que são carregados de herança da cultura brasileira.

No Brasil os móveis podem ser produzidos em plástico, madeira, tecido, serem industriais ou artesanais. Algumas dessas técnicas fazem com que os móveis produzidos no Brasil ganhem uma característica própria e que representa o país. O resultado é uma produção de qualidade e com o jeito do Brasil.

O design brasileiro está baseado, em linhas gerais, na diversidade de soluções projetuais que o nosso país oferece. Esse é o alicerce para criação e graças a diversidade é que surgem algumas características particulares, que fazem com que esse trabalho tenha personalidade e represente tão bem o país, até mesmo fora dele. É um trabalho que resgata a tradição brasileira tnto urbana quanto popular, que se associa a heranças culturais, técnicas produtivas e os valores mais originais do nosso povo.

O período contemporâneo, as tendências e os estilos dessa época aparecem em praticamente toda produção nacional, mesclando referência de várias regiões do Brasil, baseao na forma de produção e na estética. O design brasileiro se divide em sete categorias, da arte em todos os seus limites até resgatar os valores da cultura nacional, parecendo ser o principal objetivo.

A Popularização do Design Brasileiro

o design moderno brasileiro está se tornando a cada dia mais popular. Entre peças exclusivas, atualmente, a produção também é voltada para o povo, em geral. Além disso, o trabalho dos brasileiros começou a ser admirado, em maior escala, fora do Brasil. A maioria dos nomes famosos no exterior são de São Paulo. Porém, vale ressaltar que apesar de um avanço, ainda podemos nos considerar bem atrás em relação a outros países, existe um grande descompasso tecnológico.

Estudos fazem uma comparação do design brasileiro das décadas de 70 a 90 e o olhar especial se direciona para Rio de Janeiro e São Paulo. Pois esse período é aquele em que o design de móveis no Brasil vai ganhando identidade próxima. Foi nesse período que o país ganhou escolas de desenho industrial e que foram surgindo designers brasileiros que foram ganhando notoriedade pela beleza do seu trabalho. Neste período, os designers foram reconhecidos não só no Brasil, mas também fora do país, assim como começaram a apresentar soluções projetuais.

Estudos Sobre o Design no Brasil

Foi realizada uma pesquisa sobre o desgin brasileiro, graças a coleta de material iconográfico de 40 profissionais. Designers especializados e empresas do ramo. Foram escolhidos profissionais com um tempo mínimo de trabalho e que estão no mercado e principalmente, aqueles que conseguiram permanecer durante esse tempo sem alterar a qualidade dos seus produtos.

Porém, o estudo levou em consideração, que um designer tem o interesse e sua produção começa, bem antes de se colocar a mão na massa. A vivência é um fator determinante para que ele siga a produção, tenha as suas referências. Muitos deles, por exemplo, seguem a tradição de família. Pois moldes, técnicas, formas são aprendizados que levam um pouco para se aprender e quanto mais intimidade tiver com eles, mais fácil fazer um bom trabalho.

O estudo sobre o design brasileiro foi realizado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. O resultado rendeu aos seus idealizador, em 2002, o prêmio, Design Museu da Casa Brasileira. O legal é que o estudo se transformou em um livro e serve como referência para profissionais e pessoas interessadas no tema.

Um curiosidade sobre o estudo do design brasileiro é em relação a Pernambuco, cujo não foi possível, segundo os pesquisadores, encontrar um design contemporâneo que tivesse a cara do estado. Segundo eles, o que se encontra no comércio do estado são produtos de design de São Paulo, primeiramente, seguido de produtos cariocas e também muito design italiano. Porém, de pernambucano, não existe praticamente nada.

Porém, alguns designers de Pernambucano não concordam, segundo eles, o lugar é riquíssimo, que considera acima de tudo as manifestações populares que são bem particulares locais. Considerando os hábitos o estado, o litoral de Pernambuco e esse seria o caminho para valorizar ainda mais o design daquela região brasileira.

O comércio de design de São Paulo é um dos mais importantes do Brasil, o mesmo em relação a produção. Lá muito se produz e com altíssima qualidade, assim como se vende muito para outras regiões do país e para fora do Brasil.

A cidade de São Paulo é um local privilegiado pelos seus vários pontos de atrações que agradam a todas as pessoas das mais variadas faixas etárias. Para aqueles turistas que adoram decoração e vão viajar para a cidade, não podem deixar de visitar a Alameda Gabriel Monteiro da Silva, ou simplesmente Gabriel, que fica localizada no luxuoso bairro dos jardins. Lá o turista encontra na opinião de muitos, o mais interessante comércio de design e decoração. Nos anos setenta essa rua começou a ganhar a notoriedade que hoje possui, pois naquela ocasião, diversas galerias de arte migraram para o local.

Comércio de Design em São Paulo

Comércio de Design em São Paulo

Atualmente já são cerca de cento e cinquenta pontos de venda que comercializam objetos de decoração das mais famosas marcas. Os próprios lojistas fizeram um projeto para revitalizar a rua para que reformas possam ser realizadas para melhorar ainda mais o lugar. Para os que se interessam por decoração, ir à rua Gabriel é uma visita quase obrigatória.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.