Parada Gay 2010

A Parada do Orgulho Gay é um movimento que há anos vem reunindo milhões de pessoas em vários lugares do mundo tais como Portugal, Lisboa, Nova York e Londres.
No Brasil, esse evento ocorre há 14 anos, na Avenida Paulista – marco máximo de São Paulo – e atrai milhões de pessoas todos os anos.
Se antes, a marcha causava preconceito entre os paulistas, hoje ela se tornou uma festa para todos. O movimento aumentou suas proporções e mudou de nome: Parada do orgulho LGBT (Lésbicas, gays, bissexuais e trangêneros) e conta com a participação de toda a cidade e também de pessoas simpatizantes pelo movimento e curiosos que vem de outras cidades e até mesmo outros países só para prestigiar o evento.

Parada

Para aqueles que ainda tem algum preconceito sobre o tema ou para os curiosos que gostariam de saber mais, aí vão as dicas:

Objetivo:

A Parada do Orgulho Gay não promove libertinagem gratuita como muitas pessoas ainda acreditam; o objetivo é, na verdade, divulgar e defender toda a cultura gay, apresentando os direitos da comunidade LGBT e promovendo a conscientização sobre a importância da igualdade entre todas as pessoas dos mais diferentes estilos e a luta pelo fim do preconceito.

Organização:

O evento é promovido por ativistas e parceiros através de várias atividades distribuídas em um calendário muito bem organizado.
Outra curiosidade é que essas atividades realizadas não se restringem a somente um dia específico, e sim à todo o mês de junho que foi escolhido para ser o mês da conscientização LGBT. Durante todo o mês, são promovidas palestras, debates, reuniões, feiras culturais, entre outros.

Parada do Orgulho Gay 2010:

Esse ano, a 14ª edição da marcha aconteceu no dia 06 (último domingo), trazendo como tema “Vote contra a homofobia, defenda a cidadania”.
Cerca de 3,5 milhões de pessoas se reuniram na Avenida Paulista em um evento que durou cerca de 6 horas.
O que se pode perceber, é que o movimento teve uma evidente referência política, no qual os organizadores buscaram cobrar dos candidatos às eleições de outubro uma postura perante o assunto.

Popularidade e Segurança:

A parada gay de São Paulo é a mais conhecida no mundo todo, e por esse motivo atrai tantos turistas durante a realização do evento. Estima-se a vinda de aproximadamente 400 mil turistas de todo o Brasil e do mundo que faz render aos cofres da cidade uma renda de cerca de R$200 milhões.
Para tanto, a segurança nessa época é reforçada. E engana-se quem pensa que isso significa maior índice de ocorrências de violência. Os policiais além de zelar para que nada saia errado ainda ajudam os turistas. Eles são treinados a manter comunicação em diversas línguas facilitando a comunicação e a transmissão de informações.

O movimento tem três pontos de partida: orgulhar-se diante da orientação sexual, admitir que a diversidade é um presente e reconhecer que tudo isso é inerente ao ser humano e não pode ser intencionalmente alterado.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Pessoas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.