Liderança

Lider

O Lider nato é aquele que não se impõe, exerce a liderança, atraves de sua proprias competencias e virtudes,essa atitude parece ser dificil,pois a condução de equipes de forma espontanea é um desafio para qualquer gestor. Para se entender melhor seu surgirmento, as pessoas devem saber como se formaram as lideranças ao longo do tempo. Em um momento inical, as pessoas eram vistas apenas como peças integrantes de uma engrenagem, não sendo toleradas imperfeições, sendo a gerência baseada no poder da autoridade. Nesse sistema não havia espaço para um trabalhador criativo, com sugestões que pudessem acrescentar algo novo ao trabalho, eles apenas faziam o que lhes era determinado, não tinham nenhuma iniciativa, nem representavam papel importante junto a organização.

Com o passar do tempo, com as mudanças economicas e sociais sofridas no mundo todo, a busca por soluções dos problemas, passou a se centralizar na figura do lider,que em muitos caso, não tinha como solucionar as situações de conflitos. Diante disso,os empregados começaram a reivindicar mais participação nas decisões tomadas, antes somente por um gestor solitario e autoritario. Diante desse processo, surgiu uma nova adminstração, onde o lider passou a compreender que os profissionais são competentes o bastante para exercerem suas atividades diarias, se comprometendo a unificar o grupo em torno de metas comuns a todos da organização. A partir daí uma boa liderança passou a ser caracterizada por algumas ações tomadas pelos gerentes varias empresas.

Para Empresa

Caracteristicas de uma Boa Liderança

A perfeição é uma utopia, no entanto as pessoas podem se esforçar para tentar fazer o melhor de si. Uma boa liderança é caracterizada por vários fatores, entre eles: Admitir e estimular as competencias dos subordinados, principalmente seu potencial criativo, ajudando na implantação de novas ideias na organização. Entender que quem não erra,não aprende, sendo compreensivo com os erros dos seus funcionários, ensinando-os a forma correta de proceder,porem evitando o paternalismo ,afinal estamos falando de uma organização profissional, com individuos trabalhando e não filhos que devem ser educados.

O lider que oferece estimulo ao seu grupo, promovendo alguns ajustes quando necessario, esta dentro do principio da Autoridade Conquistada, onde ele obtem a colaboração dos empregados pela sua competencia profissional e os influencia nas decisões que devem ser tomadas para o crescimento da equipe. A distribuição de competencias, dando autonomia a novos lideres,os estimulando e motivando, também constitui um fator importante para todas as pessoas envolvidas .
A boa liderança é exercida antes de tudo, por um lider conscio de seu competencia e disposto a dividir seu saber com sua equipe em prol do desenvolvimento de sua empresa. O verdadeiro condutor de equipes não se deixa levar por interesses pessoais, tendo como unico e principal objetivo a liderança com respeito aos subordinados e acima de tudo, sabe que faz parte de um grupo dentro de uma grande organização empresarial.

Decisões

Salete Dias

Liderança é a realização de uma meta por meio de coordenação de colaboradores humanos. Uma pessoa que consiga comandar seus colaborados para alcançar os objetivos impostos é um líder. Liderança é a função, tarefa ou papel que alguém tenha a responsabilidade sobre um grupo de pessoas.

O líder é seguido por seus colaboradores devido o seu caráter, assim surgi uma fidelidade de seus liderados, também existem os líderes mercenários que são seguidos pelos liderados por interesse.

O fator que liga os líderes aos liderados é a tarefa ou a missão, sem isso existe apenas popularidade ou influência. O líder tem as seguintes funções:

  • Planejar: determinar objetivos, fazer previsões, tomar decisões, analisar problemas, formular políticas e/ou apoiar políticas;
  • Organizar: determinar as atividades que são necessárias para alcançar os objetivos, classificar e distribuir o trabalho pelos indivíduos;
  • Influenciar: comunicar de forma que os colaboradores consigam alcançar os objetivos de acordo com as finalidades da instituição;
  • Controlar: conferir o que foi feito e corrigir os problemas verificados.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Pessoas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.