Crianças Superdotadas

Veja quem são esses gênios mirins

Frequentemente nos deparamos com notícias de super gênios mirins na televisão. Crianças de até 14 anos que fazem coisas incríveis, se formam em medicina, vão cursar faculdade aos 9 e até tiram certificações da indústria da informática que vários adultos preparados possuem dificuldade em tirar.
De um modo geral as pessoas super dotadas possuem uma capacidade lógica admirável, ou uma criatividade extremamente destacada.
Como identificar uma criança superdotada
É difícil rotular uma criança como super dotada, e é necessário muito cuidado ao fazê-lo. Além disso, um acompanhamento especializado para a criança e também para os pais é importante, para que não se exija muito da criança – afinal, apesar de muito inteligente ela é apenas uma criança.
No entanto, existem alguns indícios que podem auxiliar os pais a descobrirem se o filho possui uma inteligencia e talento acima do normal – e isto pode ser comprovado por testes feitos por especialistas.

Especiais

Alguns indícios:

– A criança aprende a ler cedo demais e demonstra um grande interesse pela leitura e artes em geral
– Uma excelente memória para a idade
– Aprende a falar cedo e possui um vocabulário superior ao da idade; é uma criança extremamente bem articulada.
-Possui grande habilidade para se concentrar por longos períodos de tempo
No entanto é importante observar que esses critérios são superficiais e servem como um guia para observar o desenvolvimento da criança. É importante sempre fazer os testes com profissionais para receber o diagnóstico adequado.
Além disso, esses critérios podem aparecer isoladamente, ou até não aparecer na criança, mas msmo assim ela pode possuir um talento especial. O ideal é sempre estimular as crianças, para que elas atinjam todo o seu potencial sem forçá-las – mesmo as crianças superdotadas podem ser avançadas em alguns campos, e normais ou até um pouco atrasadas em outros.

Concentração

O pequeno biólogo

Um exemplo de criança superdotada é o americano Colin Carlson.
Este garoto de apenas 13 anos estuda o segundo ano de ecologia, evolução e meio ambiente em Connecticut, nos Estados Unidos.
Segundo sua mãe, Colin começou a ler aos 3 anos e aos 4 já havia lido o livro “Harry Potter”.
Depois que descobriu que era superdotado, Colin pulou dois anos na escola pública – e começou a ter aulas na faculdade aos 9 anos.
No entanto, o garoto enfrenta problemas. A faculdade recusou sua matrícula em uma matéria que incluia aulas de campo na Africa do Sul – segundo o garoto, isso atrasaria seu plano de estudos. A faculdade alega que a preocupação do corpo docente é quanto a segurança do garoto.
Colin já fez várias viagens ao exterior, sempre acompanhado da mãe, para estudar ecologia. Portanto, a viagem à África não seria a primeira viagem a estudos.

Biólogo

Andressa Silva.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Crianças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.