Câmaras Frias

Não, câmara fria não tem nada a ver com fotografia, até porque a grafia de câmeras de fotografia tem “e”. Então, do que estamos falando?

Estamos falando de um lugar para armazenagem que é chamado de câmara fria, pois a temperatura desse lugar deve ser fria e com controle de temperatura na sua parte interna.

Basicamente podemos encontrar dois tipos de câmaras frias: a primeira delas é a câmara de resfriados, neste caso, o que faz a diferença é a temperatura que se mantém ao interno, justamente o suficiente para manter produtos e alimentos. Na câmara de resfriados a temperatura fica em torno de O grau. A segunda câmara é a de congelados, neste caso, alimentos devem durar mais tempo, para tal, é necessário que sejam congelados em temperaturas muito baixas. Esse tipo de câmara fria, a câmara de congelados, pode ter a sua temperatura chegando a menos 18 graus.

Mal comparando as duas câmaras, podemos dizer que a câmara de congelados é o nosso freezer e a câmara de resfriados nossa geladeira, pois a primeira tem a temperatura mais baixa e congela e a segunda, mantém resfriado. Evidentemente que quando falamos de câmaras frias, estamos falando de um lugar mais potente e específico para essas duas necessidades, de resfriar e congelar.

Como Deve Ser Feita A Escolha De Uma Câmara Fria

A câmara fria pode ser uma escolha de compra ou também de um projeto e construção, atendendo exatamente o que você deseja. Porém, alguns fatores devem ser levados em conta, eles são essenciais para acertar na escolha do projeto de câmara fria, que pode ser bem parecida com um armazém.

É importante que a câmara fria escolhida tenha boa capacidade de armazenamento, facilidade na hora de receber e despachar produtos, o espaço deve atender a necessidade para armazenar e manusear os produtos e que tenha o seu interior com a temperatura baixa necessária que será sempre menor que aquela externa.

Porém, vale ressaltar que existem limites na hora de escolher o tipo de câmara fria que será construído e o tipo de equipamento que fará a composição desse espaço e o tornará operativo.

Um dos fatores de grande importância que deve ser considerado é o custo da energia elétrica. Vários aspectos podem fazer com que esse gasto seja maior ou menor. Por isso, para a construção que funcione e não represente altos gastos é importante escolher o material adequado e não somente isso, mas também que a montagem seja feita corretamente. Por isso, um projeto de câmara fria deve ser pensado e sua construção acompanhada por um especialista.

Sobre O Projeto De Uma Câmara Fria

O projeto deve visar os pontos importantes, o principal objetivo, para que ele funcione bem, sem perder de vista, de forma secundária, qual a importância da câmara fria. Na hora de projetá-la é importante levar em consideração soluções técnicas que considerem o lugar que está sendo instalada e outros fatores relacionados a gastos que fazem parte do processo.

Quando se tem o projeto de uma câmara fria para guardar produtos e alimentos, a sua operação é feita por empresas privadas. Elas já fazem o estoque do próprio produto e podem oferecer um espaço para guardar de outras empresas também, fazendo o que é chamado de serviço de estocagem.

Para completar é importante que no projeto o ponto onde se produz e a colheita sejam levados em consideração. Completando: os pontos entre um e outro, a estocagem que durará mais tempo e os lugares que serão feitas as distribuições.

A Classificação Da Câmara Fria

As câmaras frias são classificadas considerando o tipo de preservação da qualidade dos produtos que elas são capazes de fazer. Por exemplo, o quanto tempo ela é capaz de estocar sem deixar que estrague frutas e verduras e o mesmo se forem outros tipos de alimentos perecíveis. Geralmente, essa classificação é feita da seguinte forma:

  • Os produtos resfriados estocados a 0 graus ou acima;

  • Os produtos congelados estocados em alta temperatura que varia entre menos 2 e menos 3 graus;

  • Os produtos que ficam no estoque e que precisam ser conservados em temperaturas muito baixas, variando entre menos 23 graus e menos 29 graus.

Pensando Como Funcionará A Câmara Fria

Quando se pensa no projeto para se ter uma câmara fria é importante também pensar o que se espera dela e quais as características podem atender essas necessidades. Por isso, pontos como as condições ambientais que predominam onde ela ficará, será instalada e o período que será mais acionada devem ser considerados. São informações fundamentais que não podem ser negligenciadas. Devem entrar na lista de especificações técnicas.

Se a câmara fria ficará em um imóvel comercial, é quando é usada no varejo, é importante ter consciência que ela será mais acionada, deverá suportar serviços mais severos. Então, além de pensar em toda aquela parte de armazenagem que foi dita anteriormente, devemos considerar outros fatores, que são: instalação de trilhos (quando se fizer necessário), altura interna que atenda a demanda e a forma de uso, prateleiras e de que forma podem ser mais funcionais e as condições de higiene. Esse último item é de extrema importância para não interferir na qualidade daquilo que está sendo armazenado ou estocado.

As câmaras frias quando são usadas dentro da indústria, normalmente, não é uma só e sim várias, se faz necessário a instalação de um sistema de refrigeração central. Para tal, no entretanto, é necessário que um responsável técnico de o aval e não somente, mas determine como será o plano operacional neste caso. Como vai funcionar no cenário onde serão instaladas essas câmaras frias. Esse é um detalhe de extrema importância, pois somente dessa forma, se garante que as câmaras frias funcionarão de forma devida.

O responsável técnico, neste caso, considera vários fatores e todas as condições locais e não somente aqueles pontos considerados críticos, mais preocupantes. Ele faz todo o plano considerando quando a câmara fria estará funcionando com o seu máximo de capacidade de armazenamento e que a instalação não influencie negativamente.

As Câmaras Frias são usadas em estabelecimentos comerciais e industriais para a conservação de alimentos e produtos que sofrem deterioração rápida e podem ser de tamanhos grandes, como as usadas em frigoríficos, ou menores.

As principais vantagens dessas Câmaras Frias é o baixo custo para o armazenamento dos produtos.

Essas câmaras são usadas principalmente para aplicações como: Câmaras frigoríficas, incubatórios, armazenamentos de diversos tipos de grãos, alimentos em geral, indústrias de eletro-eletrônico, aeronáutica, laticínio, supermercados, laboratórios químicos e farmacêuticos.

Câmaras Frias

Câmaras Frias

Elas são fabricadas por diversas indústrias e podem ser encontradas através de representantes especializados e ainda pelas próprias marcas, como Frican, Frigobox, Tecnofreezer, Frigelar, Profrio e ainda muitas outras.

Maiores informações quanto a qualidade do produto, capacidade de armazenamento, grau de congelamento e ou refrigeração da câmara, podem ser adquiridas diretamente nas industrias fabricantes e através dos sites disponíveis nas ferramentas de buscas da internet, como Google, Radix, Ask e muitas outras.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Fotos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.