Pinheiro de Natal

Muitas são as lendas existentes sobre origem do Pinheiro de Natal e hoje vamos ficar sabendo um pouco mais sobre essa tradição que é mais antiga que o próprio Cristianismo e não é um costume que possa ser considerado como exclusividade de nenhuma Cultura Religiosa de modo particular, pois que pessoas de todas as religiões e até mesmo muitos eu se dizem ateus tem o hábito de enfeitar a árvore de natal quando chega nesta época. O costume de levar galhos de palmeiras para dentro de casa, em dezembro, no dia mais curto do ano, já era costume entre os egípcios muito antes mesmo de que se tivesse como tradição comemorar o Natal, dia do nascimento de Cristo. Para eles esses galhos de palmeira eram como um símbolo de que a vida triunfava sobre a morte.

Arvore

Arvore

Outras comemorações

Entre os romanos era costume ornamentar a casa com pinheiros durante a Saturnália que era um festival em homenagem a Saturno que acontecia no inverno. E Não Esqueça que também os religiosos também já enfeitavam com maças douradas, arvores de carvalho e tudo isso acontecia por ocasião das festas do Solcístico de inverno.

Natural

Natural

Tradição do Pinheiro e Natal

Data do século XVI, a referência primeira que temos de uma arvore de Natal enfeitada e colorida como a que temos nos dias de hoje. Isso foi visto naquela ocasião, em Strasbourg que era então da Alemanha sendo que hoje é território francês, mas foi por lá que as famílias, ricas ou pobres começaram a enfeitar pinheiros durante o Natal. É claro que nada era como o que temos na atualidade, as arvores de então eram enfeitadas com papeis coloridos, com doces e frutas, porém a Atmosfera Mágica já estava criada e foi de maneira rápida que a tradição ganhou a Europa e os Estados Unidos, isso em inícios de 1800. Desde então a arvore de Natal, sempre repleta de Mensagens de Vida, só tem ganhado cada vez mais popularidade. Muitos acreditam que o pinheiro foi escolhido para símbolo natalino devido a sua forma de triangulo que segundo a tradição é a representação da Santíssima Trindade.

Pinheiro de Natal

Pinheiro de Natal

Representação

Uma das tradições de Natal, na Europa está na decoração da arvore de Natal com doces, maçãs, wafers brancos, que representariam a eucaristia. A árvore simbolizava a festa de Adão e Eva e era chamada de Árvore do Paraíso sendo que esta festa sempre acontecia no dia vinte e quatro de dezembro. Em nossos dias o Pinheiro de Natal não representa somente o Paraíso, mas a Salvação também, em uma época em que O Amor Está no Ar, como acontece no Natal. De acordo com uma tradição das mais antigas que vem da Alemanha, um Pinheiro de Natal deve ter doze tipos de ornamentos, pois são estes que irão dar garantias de felicidade para aquele lar.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Datas Comemorativas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.