Carnaval, a Festa da Alegria

Já estamos quase no carnaval e com certeza os amantes desta tradicional festa popular já devem estar devidamente preparados com seus blocos, fantasias femininas, masculinas, etc. Assim é o carnaval hoje, uma grande festa onde a alegria impera, todos querem dançar muito e se divertir até não suportar mais. Mas, nem sempre foi assim, pois o Carnaval, a festa da alegria, passou por algumas transformações ao longo do tempo.

Salvador

História

Historicamente a origem do carnaval se deu na Grécia, muitos anos antes do nascimento de Cristo, talvez entre os anos 600 e 520 a.C. O povo grego rendia suas homenagens de agradecimento pelas fartas colheitas e fertilidade da terra em cultos aos seus deuses, através desta festa permeada por práticas sexuais e muita bebida de álcool. A sua forma de celebração não era bem vista aos olhos da igreja da época, que, ao longo do tempo conseguiu transformar suas práticas. Então a igreja católica adota o carnaval como sendo uma comemoração cristã, isso já no ano de 590 d.C. Os chamados atos pecaminosos foram banidos e substituídos por cultos oficiais. No ano de 1545, durante o período do Concílio de Trento, o carnaval volta a ser uma festa do povo.

Carnaval, a Festa da Alegria

No Brasil

Esta festa, que hoje é tão conhecida por aqui, nos chegou por meados de 1723, trazida pelos europeus. Na ocasião eram realizados desfiles nos quais as pessoas usavam fantasias e máscaras. Em meados do século XIX é que começam a surgir os primeiros carros decorados e fantasias que se aproxima de nossa realidade atual. O Brasil é um país festeiro, e sendo o carnaval uma celebração das conquistas e da alegria, podemos dizer que realmente combina muito com o nosso povo, naturalmente alegre e hospitaleiro. Hoje, o Carnaval no Brasil é um verdadeiro espetáculo e atrai milhares de turistas de todos os cantos do mundo, ainda que as formas de curtir esta festa tenham características especificas em cada canto deste nosso grande país. O Carnaval no Rio de Janeiro é um show, um desfile que reúne pessoas em torno de grandes temas representados através de fantasias e carros alegóricos que são verdadeiras obras de arte. Os participantes das escolas de samba esbanjam disposição e alegria na passarela do samba enquanto o público assiste ao espetáculo com grande entusiasmo.

Cuidados

São muitas as formas de curtir esta festa da alegria, pode ser atrás de trios elétricos no carnaval Baiano, nas arquibancadas das passarelas do samba, participando dos desfiles, em salões de clubes particulares, enfim, opções é que não faltam. A idéia é celebrar a vida, mas não esqueça de que alguns cuidados são essenciais para suportar a maratona desta grande festa, pois a maioria dos foliões não está habituada a nenhuma atividade física, e o ritmo da folia é muito intenso. As dicas são uma alimentação balanceada, mas com base em energéticos, como as massas, muita água, protetor solar, roupas leves e arejadas, e especialmente não abusar de bebidas alcoólicas. Divirta-se de forma saudável.

Mais matérias sobre o Carnaval

Carnaval: Porque os homens se vestem de mulheres?

Como se recuperar da folia

Brasil é um país festeiro

LIESA – A festa por trás da festa

Filhos do carnaval

No carnaval o sexo tem que ser mais seguro

Carnaval sem limites

Carnaval Paulista

Carnaval Carioca

Curiosidades

Antecipe a festa

Carnaval: maior atração turística do mundo

Carnaval no Brasil

Carnaval: Fatos

Carros alegóricos utilizando reciclaveis

Carnaval a cada ano

Sambas Enrredo 2009

Carnaval 2009

Carnaval 2010

Fantasias

O que usar!?

Fantasias femininas para festas

Fantasias masculinas para festas

Fantasia para usar no carnaval

Foto: Fantasia com camisinhas

Fantasias de carnval da Ivete Sangalo

Máscaras de Carnaval

Fantasia de Porta Bandeira

Fantasias BH

Roupas ciganas

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Datas Comemorativas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.