Implicações da Contratação de Parentes na Empresa

Em muitas empresas, a contratação de funcionários que fazem parte da mesma família não é permitida. Embora muitos achem essa postura empresarial injusta, existem alguns aspectos institucionais que justificam tal posição.

Evitando a Contratação

Muitos profissionais especializados em consultoria empresarial aconselham os empresários que evitem a contratação de pessoas da mesma família em suas empresas, pois, em mais de oitenta por cento dos casos, foi constatado que os empresários que empregaram parentes nas suas indústrias tiveram algum tipo de problema no ambiente profissional.

Evitar

Os consultores ressaltam que isso não quer dizer que o parente não possa desempenhar com presteza as funções para as quais foi designado, no entanto, quando vários membros da família trabalham juntos, os conflitos familiares costumam sempre vir à tona.

Caso Verídico

De acordo com especialistas, um caso verídico que ocorreu dentro de uma empresa foi quando trabalhavam em um mesmo setor o pai, o filho e um tio.

Apesar da contribuição que esse tio dava à organização empresarial, pouco tempo depois, houve um desentendimento entre ele e o filho do empresário, e esse optou pela sua demissão da empresa.

Casos

Diante disso, um outro problema se formou: o empresário teve que fazer uma reunião de família para comunicar a demissão do tio, causando vários conflitos no âmbito familiar.

Os consultores de empresas orientam que o profissionalismo deve ser a base da gerência em qualquer organização empresarial. Por isso, não aconselham a contratação de parentes, uma vez que a responsabilidade sobre essas pessoas passará a ser bem maior em relação aos outros funcionários.

Referência em Gestão

Os consultores relatam um outro caso verídico, de uma empresa conhecida e que atualmente é referência para outras. Essa empresa teve uma atitude de um gestor, que foi considerada por muitos como injusta, porém, surtiu o efeito desejado: o gerente dessa companhia tomou a decisão de demitir todos os funcionários que eram seus parentes na empresa.

Regras

Os familiares eram filhos dele, e alguns permaneceram, pois se adaptaram às novas regras estipuladas pelo pai. Porém, um não se adequou ao novo modelo de gestão e preferiu sair da empresa, sendo que ele optou por tornar-se um fornecedor da empresa do pai, se adequando às suas exigências.

Sugestões de Especialistas

Os consultores em carreiras orientam aos empresários que evitem a contratação de familiares em sua empresa, pois podem acontecer alguns problemas, como: conflitos familiares eclodirem no ambiente profissional, o gestor ser permissivo e administrar com o coração e há uma dificuldade em conciliar os objetivos profissionais e as relações pessoais. Assim, os gerentes devem sempre refletir sobre o que realmente é melhor para sua empresa.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Negócios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.