Opinião de Especialistas
Os profissionais especializados em gestão de carreiras informam que as organizações empresariais, de uma maneira geral, apresentam um problema que pode não contribuir para sua produtividade ao longo do tempo.
Existem empresas que tem a iniciativa muito boa de recrutar estagiários ou profissionais recém-formados nas várias universidades espalhadas pelo país, no entanto, o estudante que quiser se candidatar a algumas das vagas oferecidas , vão esbarrar em uma série de pré-requisitos impostos pelas corporações, o que acaba dificultando o preenchimento dessas vagas.
Alguns dos requisitos que facilitam aos universitários e recém-formados conseguirem a vaga de emprego são: ter fluência em mais de um idioma estrangeiro, ter uma formação universitária sólida em universidades conceituadas, possuir experiência em planilhas eletrônicas, processadores de textos e em vários tipos de softwares e, principalmente, ter algum tipo de experiência anterior.
Profissionais Mal Aproveitados Dentro das Empresas
Os consultores em carreira profissional alertam para o fato de que as mesmas empresas que procuram jovens talentos nos meios universitários, o que é uma atitude bem produtiva e uma tendencia atual, deixam também de investir em seus profissionais que já trabalham dentro da corporação.
As instituições empresariais não percebem que dentro de seus próprios quadros de pessoal há funcionários capacitados que, as vezes, estão relegados a alguma função não compatível com suas aptidões profissionais.
Outras vezes, esses trabalhadores apresentam um grande potencial de senso de inciativa, capacidade de liderança, perfil empreendedor, habilidades que não são aproveitadas pelas empresas em que atuam.
Essas empresas que não conseguem enxergar os profissionais habilitados que elas tem em sua própria estrutura e optam por selecionar novos colaboradores fora de seu âmbito empresarial, são chamadas por muitos especialistas de companhias que sofrem de miopia, ou seja, não conseguem enxergar seus próprios talentos.
Outros Problemas nas Empresas Sobre Profissionais
Em algumas empresas, há o que os gestores chamam de reestruturação, ou seja, são promovidas várias reformas com o objetivo de melhorar a produtividade dessa companhia.
Nesse processo, que inclui um levantamento da ficha pessoal e função exercida na empresa, para cada funcionário, eles descobrem que há colaboradores com mais de quarenta anos e decidem que já estão ultrapassados, optando por demití-los e contratar pessoas mais jovens para ocupar esses lugares.
As organizações empresarias que atuam dessa maneira, em virtude de uma concepção de que pessoas mais maduras não conseguem apresentar um bom desempenho profissional, estão fadadas a terem uma queda em seu rendimento, já que os profissionais mais maduros, além de terem um maior conhecimento técnico, ainda conhecem o perfil da concorrência e dos consumidores da empresa.
Por isso, os consultores orientam que antes das empresas tomarem alguma providência, devem pesar todos so prós e contras, para não tomar a decisão errada. Uma empresa produtiva é aquela que consegue ter uma visão abrangente sobre as decisões que porventura venha a tomar.
Salete Dias