Quem vive nas grandes cidades e regiões metropolitanas, nem imagina o quanto o agronegócio é importante para a economia brasileira. Com dimensões continentais, o Brasil possui geograficamente, um vasto campo para o cultivo de alimentos e pecuária, podendo ser considerado um dos principais fornecedores de alimentos para o mundo todo.

Exposição agropecuária: evento garante diversão e movimenta a economia de inúmeras cidades em todo o Brasil
Isso porque grandes mercados consumidores, como Japão, China e Estados Unidos, têm grande demanda em produtos “in natura”, para abastecer sua grande população, cuja produção agropecuária é insuficiente. Dessa forma, alimentos “Made in Brazil” como soja, laranja, carnes e café são exportados e podem ser encontrados em quase todo o mundo.

Exposição agropecuária: evento garante diversão e movimenta a economia de inúmeras cidades em todo o Brasil
Com tanta demanda de compradores internacionais, além do aumento do consumo interno, em razão do aumento do poder de compra da população brasileira, que passou a comer mais e melhor, fizeram como que o agronegócio brasileiro aumentasse ainda mais sua presença na economia nacional, fazendo com que os produtores buscassem novas formas de aprimorar e divulgar os seus negócios.
Uma das mais importantes “vitrines” na divulgação de produtos agrícolas e animais é a exposição agropecuária. Praticamente em toda cidade que conta com uma produção agropecuária importante contam com a realização de pelo menos um evento do agronegócio, que costuma movimentar toda a cidade de três a 10 dias, em média.
Criadores de gado, produtores agrícolas, entre outros, têm a oportunidade de divulgarem seus produtos e serviços, tendo como objetivo conferir o quanto a cidade está se desenvolvendo no setor; motivar a produção agropecuária local, com a troca de experiências entre os produtores; oferecer orientação especializada, de maneira a aprimorarem cada vez mais sua produção, e consequentemente, aumentando os lucros.

Exposição agropecuária: evento garante diversão e movimenta a economia de inúmeras cidades em todo o Brasil
A exposição agropecuária costuma realizar competições para estimular a produção, como concursos, torneios e exposições de animais, oferecendo prêmios aos produtores de melhor qualidade, como forma de incentivo para que os criadores melhorem ainda mais o seu rebanho.
No caso da pecuária, as raças de animais que são mais comercializadas são: do gado Nelore, Jersey, Girolanda, Holandesa e Gir. Já as raças de cavalos mais comercializadas nesses eventos são: Pônei, Quarto de Milha, Mangalarga e Árabe. Mas as exposições agropecuárias também contam com mostras de diversos outros animais, como caprinos, asninos, e bufalinos, por exemplo.
Além de movimentar e incrementar a economia local da cidade onde é realizada, a exposição agropecuária é uma grande alternativa de entretenimento para os moradores locais e até de outras regiões. É o caso da cidade de Alfenas, situada no sul do Estado de Minas Gerais, região que contra com alta produção agropecuária, e que realiza todos os anos, no mês de maio a Expô Rodeio.
Na edição 2011, que ocorreu nos dias 26 a 29 de maio, além de contar com a exposição agropecuária, o evento contou com diversos shows, que incluíram os astros do sertanejo universitário do momento, como Paula Fernandes, Michel Teló e Victor & Léo.
Se você deseja se informar sobre todas as exposições agropecuárias realizadas no Brasil, acesse: http://www.agroagenda.com.br/AgroAgenda.asp?Cad=PesqEveCalend