Trabalhar na Itália Legalmente

Trabalhar na Itália Legalmente

A situação dos brasileiros está cada vez mais difícil. E em todos os sentidos. Falta emprego, educação de qualidade, a saúde nem se fala…

Por isso, quem pode, está procurando uma outra alternativa para sobreviver com melhores condições de vida. Esses problemas no país estão fazendo com que as pessoas queiram se mudar do país para lugares onde possam dar uma melhor qualidade de vida para as suas famílias e para si mesmos também.

Um dos países procurados pelos brasileiros é a Itália. Mas, para viverem no país com tranquilidade, o ideal é ter um visto de trabalho. Isso facilitará muito a vida de quem pretende se mudar para lá e não tem descendência italiana.

Existem alguns ofícios oportunidades de trabalho para os brasileiros e demais estrangeiros, como cozinheiro, mecânico, encanador, padeiro, esteticista, artesão e marceneiro.

Trabalho na Itália - Área Gastronômica

Trabalho na Itália – Área Gastronômica

Mas o Que Fazer Para Tirar o Visto de Trabalho na Itália?

Geralmente, as pessoas que precisam do visto de trabalho na Itália são os estrangeiros que não integram a comunidade europeia. Para que o cidadão estrangeiro possa exercer uma atividade formal legalizada na Itália, ele precisa, em primeiro lugar, de uma oferta de trabalho já garantida por alguma empresa da Itália. A empresa que está interessada em contratar o brasileiro, ou uma pessoa de outra nacionalidade, precisa enviar o contrato de trabalho para que o mesmo entre com o pedido de visto na embaixada ou Consulado da Itália situado no Brasil ou outro país. 

Esse visto é conhecido como “visto d’ingresso per motivi di lavoro”, ou visto de ingresso por razões de trabalho. Existem três alternativas para solicitar esse visto. São elas:

  • Lavoro “stagionale”, ou trabalho sazonal;
  • Lavoro “autonomo”, ou trabalho autônomo,
  • Lavoro “subordinato”, ou um trabalaho com vínculo empregatício.

Existem ainda mais dois tipos de vistos que permitem que brasileiros e demais estrangeiros possam trabalhar na Itália.

  • Ricongiungimento Familiare: trata-se de um pedido que se destina à pessoas estrangeiras que moram de forma regular na Itália, e têm uma carta de permesso di soggiorno ou carta de soggiorno. Essa carta dá ao cidadão o direito de permanecer no país por um ano.
  • Visto per Motivi di Studio: é um visto que se destina aos estudantes. Ele pode ser reenovado todos os anos até o fim do curso. No entanto, o cidadão que possui esse visto só tem permissão para trabalhar meio período. Ou seja, a jornada de trabalho prevista no contrato não deve ser superior a 20 horas semanais.
Vagas de Emprego na Itália

Vagas de Emprego na Itália

Sites de Empregos

Quem deseja mesmo se mudar para a Itália, deve providenciar um currículo europeu. Se não sabe como fazer, acesse o site EuroPass e veja a descrição completa. Depois que o currículo estiver pronto, é hora de dar início às buscas em um site de empregos. Confira abaixo alguns exemplos de sites onde você pode começar:

Só uma observação quantos os direitos trabalhistas na Itália. O país, que vem apresentando uma crise, tem feito várias mudanças nos direitos trabalhistas. Hoje em dia, as empresas têm feito contratos sem benefícios para os empregados, como férias, 13º salário e ausência por motivo de doença, por exemplo. Dessa forma, a quantidade de benefícios que o trabalhador tem são bem poucos, quando comparados com o ideal. Já o salário, esse certamente compensa bem mais do que aqui no Brasil, pois, em se tratando de dinheiro, a mão de obra é bem mais valorizada na Itália do que no Brasil.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Emprego

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários não estão liberados.