Erros Mais Comuns Em Currículos

Fazer um currículo acaba parecendo algo bem simples e fácil, porém existem alguns detalhes que devem ser levado em consideração para que você não acabe arruinando a sua chance de arrumar um bom emprego e ser contratado.

Por mais que a empolgação seja grande, você jamais deve acrescentar coisas demais, informações, dados que no final  podem acabar “queimando o seu filme”. Para isso não acontecer com você, vamos mostrar aqui os erros mais comuns cometidos em currículos. Sendo assim, fique bastante atendo e jamais comento esses erros, mesmo que seja apenas um!

Os Erros Mais Comuns Cometidos Em Currículos

  • Excesso de detalhes: Há detalhes que podem e devem ficar fora do currículo. Por exemplo, telefones demais, o telefone da sua casa o do seu celular já são os suficientes. Nomes de referências, endereço de escolas ou empresas e salários por posição. Se esses dados forem necessários para a empresa, eles serão solicitados depois da entrevista.
  • Dados imprecisos: Fique bastante atento, para que você consiga colocar todos os dados necessários de maneira precisa e organizada. Imprecisões no currículo podem causar problemas na entrevista.
  • Fazer um currículo com mais de uma página: Na hora de montar o seu currículo não exagere nos dados, coloque apenas as informações necessárias e relevantes, pois o currículo deve ter apenas o necessário para a vaga disputada.

    Fazer um currículo com mais de uma página

    Fazer um currículo com mais de uma página

  • Uso de foto: Várias pessoas cometem o erro de colocar uma foto de si própria no currículo, achando que uma boa aparência irá ajuda-la a conseguir um entrevista. Porém, uma empresa na hora de determinar se você está ou não qualificada para a vaga determinada, não pode considerar uma imagem. Há empresas que descartam na hora currículos com foto. Sendo assim, coloque foto somente se for um quesito.
  • Fontes certas: Usar letras coloridas, fonte Comic Sans, ou qualquer fonte que grita “eu não sei o que estou fazendo aqui” é um péssimo jeito de montar um currículo.
  • Espaço em branco: Você não precisa montar um currículo tão cheio a ponto de ele parecer com um jornal, porém um currículo de meia página pode acabar passando a imagem de que você é uma pessoa que não tem experiências de vida ou trabalhos suficientes.

    Espaço em branco

    Espaço em branco

  • Fatos que distraem: Escrever sobre vitórias ou premiações desnecessárias podem acabar causando uma má impressão. Há informações que ao invés de causar adição positiva ao currículo, acabam causando mais distração. Sendo assim, conheça bem a linha entre as boas informações e muita informação.
  • Linguagem desapropriada: O currículo deve ser escrito de maneira formal, impessoal e clara, pois ele nada mais é do que uma comunicação profissional.
  • Hobbies Estranhos: Quando for fazer o seu currículo não coloque interesses estranhos ou passatempos. Existem maneiras melhores de você mostrar a sua individualidade, e acredite, essas não são. No Brasil, informações relacionadas ao seu lazer e hobbies não são levados em consideração, mas há países como a Inglaterra que dão bastante importância para essas informações. Então, coloque-as apenas se você for mandar o seu currículo para empresas fora do Brasil.
  • Dados de Contato Errados: Ninguém entrará em contato com você, por mais que o seu currículo seja muito bom, se os seus dados estiverem errados ou desatualizados. Antes de sair entregando o seu currículo, verifique com calma, se os seus dados estão realmente corretos, e principalmente os dados de contato.
  • Abreviaturas: Apesar de o currículo precisar ser breve, ele não deve conter, jamais, abreviaturas, ou seja, não deve ser redigido em códigos. Isso pode acabar atrapalhando o entendimento do recrutador, o que prejudica totalmente você.
  • Data de emissão do currículo: Não coloque a data de emissão do seu currículo, pois ele pode acabar parecendo velho.
  • Assinatura: Não assine o seu currículo, afinal, você não esta preenchendo um cheque. Como você está enviando o documento, o seu currículo, entende-se que você tem consciência das informações nele contidas.
  • Outros interesses: Essa e uma informação que deve ser esquecida nos currículos, pois as empresas não “se interessam”.
  • Pretensão Salariais e de Benefícios: Jamais coloque em seu currículo o que você deseja de benefícios ou as pretensões salariais. Deixe essa informação para ser discutida durante a entrevista e espere o entrevistador tocar neste ponto.
  • Parágrafos longos demais: Lembre-se que você está montando o seu currículo, e não uma carta para recrutador. Sendo assim, deixe de lado a sua vida poética, e use duas linhas por parágrafos, no máximo.
  • Referências anteriores: É um perigo indicar pessoas para falar de você, ou melhor, do seu passado, da sua experiência. Para que não aconteça algo indesejável, avise a pessoa que você indicou sobre as suas intenções e as consequências que o que ela irá falar poderá causar. O melhor a se fazer é indicar referências apenas quando o recrutador solicitar.
  • Passeio e Viagens: O recrutador não está interessado em saber para onde você já viajou e com quem. Sendo assim, não cite nada sobre os seus passeios, a não ser que tenha sido a trabalho.
  • Específico para a Vaga: Ao montar o seu currículo para mandar a uma empresa com o interesse para uma vaga, coloque o seu objetivo especifico em relação a área disponível. As empresas esperam e querem que os candidatos façam o seu currículo específico para a vaga disponível, pois ela deseja saber porque e como o candidato se encaixa naquela vaga.
  • Papel Branco: Use apenas papel branco e imprima sempre o seu currículo em formato A4, usando papéis e uma impressora de boa qualidade.
  • JAMAIS minta: Não minta em seu currículo, não coloque informações falsas. Um exemplo clássico sobre mentiras no currículo, é em relação ao conhecimento de idiomas. Há candidatos que colocam que falam inglês fluentemente e acabam se dando mal na entrevista, principalmente quando o recrutador começa a falar em inglês.
  • Dados que ficam de fora: Alguns dados pessoais como, número de conta bancária, MSN, título de eleitor, identidade, não devem ser colocados no currículo.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Emprego

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.