Todos sabemos que a busca por um novo emprego é uma tarefa árdua e constante, que só acaba quando encontramos no mercado uma vaga que venha de encontro com o nosso perfil e as nossas aspirações profissionais. Mas a empreitada deve ser feita de forma muito criteriosa, para você não comprometer o seu nome e a sua recolocação. Neste caso, o velho ditado “Não coloque o carro na frente dos bois” é muito válido.
Por exemplo, ao visualizar o anúncio de uma vaga de emprego, em classificados de jornal ou em qualquer outro meio de comunicação, você logo quer saber se a empresa tem vagas na sua área e cargo, certo? Não havendo essa possibilidade, o que você faz? Se a sua resposta for “Mando meu currículo mesmo assim”, muito cuidado.
Mandar seu currículo para uma vaga que não condiz com o seu perfil profissional pode prejudicar mais do que ajudar. “É horrível quando isso acontece. Por exemplo, quando a organização tem uma vaga em aberto para gerente e um estagiário me manda um currículo como se fosse para o cargo de gerência. A impressão que passa é de mentira, que aquele candidato está tentando passar uma informação que não é a verdade”, esclarece Vivian Martins, analista de RH da Yamaha.
Isso é muito frequente com as empresas de grande porte, que já têm um nome reconhecido no mercado e são possíveis “alvos” de muitos profissionais. “Acaba sendo uma grande perda de tempo para ambos os lados, tanto para a companhia, que vai ter que ler o currículo e ver que não é o que ela precisa, e também para o candidato, já que nessas ocasiões quase todos os currículos acabam sendo descartados”. Com isso, as empresas têm uma preocupação extra, sendo que muitas delas acabam preferindo ficar na opção “Confidencial”, pois assim não têm seus nomes revelados e não correm o risco de receber currículos indesejados.
Muitas pessoas também acreditam que podem ganhar pontos telefonando ou indo entregar o currículo diretamente na empresa, o que também é errado. Julia afirma que se a organização optou por receber os currículos pela Internet é justamente porque ela não quer ser incomodada com telefones e currículos de papel. “Isso demonstra uma ansiedade do profissional, sentimento que não é visto com bons olhos pelos selecionadores”.
“Eu posso até pegar aquele currículo que não vai me servir no momento e guardar para uma próxima oportunidade, mas como recebemos centenas de currículos por dia, muitos acabam se perdendo e indo parar no lixo”, alerta a analista de RH da Yamaha. O ideal, neste caso, é mandar o currículo diretamente para o Departamento de RH das empresas. Nos seus sites corporativos as organizações costumam divulgar o e-mail do RH, ou então deixam um formulário para o profissional preencher com seus dados. É recomendável ainda que o profissional fique atento às vagas que surgem no site, já que quando menos se espera a empresa pode divulgar uma vaga na sua área e para o seu nível profissional.
4 Atividades Extracurriculares Que Vão Melhorar o Seu Currículo
atividades extracurriculares no currículo vai colocá-lo à frente de muitos candidatos. Veja a seguir uma lista com as atividades que os entrevistadores gostam de ver:
Dicas Sobre Currículo: 1 – Experiência De Liderança
Os recrutadores adoram conversar sobre as situações em que você tomou uma posição de liderança na escola. Isso mostra que está disposto a lidar com as situações-problema. Além disso, revela que você tem noção de responsabilidade e gestão de pessoas.
Dicas Sobre Currículo: 2 – Praticar Esportes
Todo futuro empregador aprecia quem sabe trabalhar em equipe. Se você adora praticar esportes, provavelmente gosta de trabalhar com pessoas para alcançar os objetivos. Se envolver com esportes mostra que você tem um lado competitivo. Em qualquer carreira, essa é uma grande qualidade para expor no currículo.
Dicas Sobre Currículo: 3 – Línguas Estrangeiras
Ser fluente em outro idioma abre muitas portas quando você procura um emprego. Se você estiver interessado em uma carreira internacional, ser proficiente em uma segunda língua é muito importante.
Dicas Sobre Currículo: 4 – Trabalho Voluntário
Ajudas outros tipo é bom para mostrar que você tem interesses fora de seu campo de estudo. Vale mencionar na entrevistas de empregos o tipo de trabalho voluntário que realizou. As atividades demonstram generosidade, disponibilidade e disciplina. Além disso, mostra aos recrutadores a sua capacidade de gerenciar projetos e trabalhar com pessoas.
Como Conseguir Mais Entrevistas Com o Seu Currículo
Desenvolva Um Alvo De Emprego:
Especificar é uma das chaves para uma busca de sucesso no mercado de trabalho atual. Ao invés de generalizar e tentar atender a todos os requisitos para qualquer vaga especifique o seu currículo com aquilo que você realmente deseja ou sabe fazer. Saiba como fazer isso:
Como Desenvolver Um Alvo De Emprego: 1. Insira a Vaga Exata Para a Qual Pretende Trabalhar
Se você preenche o seu currículo com a vaga exata para a qual você gostaria de trabalhar, minimiza as chances de que seu documento seja colocado na pilha dos que “fazem tudo” ou, pior, que ele se perca em um limbo digital e nunca seja escolhido para o processo de seleção.
Como Desenvolver Um Alvo De Emprego: 2. Faça Um Parágrafo De Abertura
Embora o seu currículo deva ser conciso, um parágrafo introdutório que destaque todos os motivos pelos quais você seria uma boa escolha pode ajudar. Você pode colocar qualquer coisa que o favoreça neste parágrafo, como, por exemplo, suas experiências anteriores, graduações ou especializações recentes, habilidades como liderança e trabalho em equipe, etc. Seja breve, resuma tudo isso em quatro linhas e certifique-se de que você está sendo natural.
Como Desenvolver Um Alvo De Emprego 3. Crie Uma Seção De Competências Essenciais.
Avalie a lista de empregos para a qual você se inscreveu e identifique as competências em comum, que todas as vagas exigem. Identifique quais delas você possui e crie em seu currículo um espaço dedicado apenas para mostrar essas habilidades.
Como Estruturar Seu Histórico De Carreira: 4. Quais Trabalhos São Relevantes Para a Vaga Que Procuro?
Você deve incluir em seu currículo experiências capazes de fortalecer o seu domínio sobre a vaga para a qual concorre agora. Assim que você identificar, ao longo de toda a sua carreira, quais trabalhos têm mais relação com o que você procura, será muito mais fácil