Cold Case é um seriado policial americano inspirado em filmes e casos reais, com um roteiro bem elaborado e com excelentes atrações, Cold Case recebeu muitas críticas favoráveis, o que fez subir ainda mais a reputação do já conceituado escritor de série do mesmo gênero, Jerry Bruckheimer, que é também criador de outras séries também famosas, como C.S.I. – Crime Scene Investigation e Without a Trace.
A série conta a história da detetive Lily Rush, vivida pela atriz Kathryn Morris que é a principal policial responsável pelo departamento de casos arquivados da Polícia da Filadélfia. A detetive lidera uma equipe determinada que conta com o melhor das novas tecnologias e técnicas para reabrir uma investigação, decifrar crimes que até então pareciam ser impossíveis de se solucionar e ainda que tardiamente, se fizesse a justiça em favor dos que sofreram algum dano em decorrência do crime.

Cold Case
O Modo de Operação
As provas antigas de um caso são avaliadas normalmente e por muitas vezes as testemunhas interrogadas se vêem às voltas com lembranças de um passado doloroso, lembranças essas que podem fazer os suspeitos a cometerem novos crimes em busca de se livrar do antigo delito cometido.

Provas
A Protagonista
O diferencial que conquista uma enorme legião de fãs em torno da série é explorar o lado humano das pessoas, inclusive da protagonista da série, que tem lembranças muito fortes da sua infância difícil, em que teve de conviver com muitos abusos e com o alcoolismo de sua mãe.
Em cada episódio da série acompanhamos de perto a vida da detetive, tanto em seu trabalho de investigação como também na sua vida particular, entrando em sua intimidade sabendo de seus relacionamentos amorosos.
Atrá da figura de uma pessoa extremamente fria no que diz respeito às dificuldades que seu trabalho apresenta, Lily Rush apresenta seu lado humano para os fãs, seja quando ela cuida amorosamente de seus gatos, quando pensa na solidão em que se encontra ou quando comete um erro, como no final da terceira temporada da série, quando seu apaixona por uma vítima e põe assim em risco as investigações em curso. Instintiva, sempre tenta conseguir obter vantagem desse Dom para entender e solucionar os casos.

Personagem
A Equipe
A detetive Lily Rush tem no tenente John Stillman, vivido por John Finn, um carinho especial como mentor e orientador para as aflições que passa em sua vida, seja profissional ou pessoal. Outro importante personagem é o detetive Will Jeffries, vivido por Thom Barry, que faz uma grande ligação dela com o passado.
Ainda como parte da equipe ela conta com o detetive Nick Vera, vivdo por Jeremy Ratchford, um profissional competente que consegue sempre arrancar dos suspeitos a confissão ou uma informação importante. Como parceiro e pessoa mais próxima de Lily ainda há o detetive Scotty Valens, vivido por Danny Pino que é o verdadeiro esteio de sua vida, onde pode contar com um ombro amigo para dividir suas alegrias e medos.
Completa o time a investigadora de narcóticos Kate Miller, que entrou para o departamento após solucionar um caso conjunto com seu antigo departamento, datado de 1973.