Tudo Sobre os Portugueses

Tudo Sobre os Portugueses

Os portugueses são muito ligados às tradições. Eles tentam passá-las de geração para geração. Na teoria, o português de lá é o mesmo que o nosso. Porém, na prática não é bem assim. Eles falam de maneira mais formal que os brasileiros, usam termos que nós desconhecemos, fazem pouco uso de diminutivos, não usam gerúndio e também falam muito poucas gírias.

Culinária de Portugal

A culinária é um dos principais costumes de Portugal que, aliás, possui uma extensa cultura gastronômica. Sua culinária teve influência de muitos povos de inúmeras regiões do mundo. Os frutos do mar estão presentes nos pratos mais tradicionais de Portugal. Os mais presentes nas comidas típicas de Portugal são o bacalhau, que é o mais conhecido; o berbigão; as conquilhas; os mariscos e o mexilhão. Confira abaixo alguns dos pratos típicos portugueses:

  • Bacalhau: esse é, sem dúvida, um dos principais alimentos usados na culinária portuguesa. Dele, originaram-se diversos muitos pratos, como Bacalhau à Minhota, Posta de Bacalhau Cozido, Bacalhau à Brás, e muito mais…
  • Alheira de Mirandela: trata-se de um “enchido” em formato cilíndrico, feito com inúmeros alimentos, como pão, gordura de porco, aves, carne, e o seu invólucro é tripa de boi ou porco.
  • Feijoada Portuguesa: embora se pareça com a feijoada brasileira, a de Portugal pode ser feita com feijão catarino, encarnado, seco, e tem o acréscimo de ovos, chouriço de sangue, tomates e chouriço de carne.
  • Cozido à portuguesa: é uma mistura de vários ingredientes, entre eles carne, vegetais e enchidos. É uma receita que varia de uma região para outra em Portugal. Não há uma única maneira de preparar.
  • Arroz de Pato: feito com carne de pato, bacon defumado, arroz, presunto e com chouriço. Não tem como ficar ruim.
  • Açorda de Mariscos: esse prato é feito com berbigão, caldo de peixes, camarão, ovos, amêijoas, pão e temperos.
  • Caldo verde: esse caldo leva paio, batatas, azeite, linguiça, caldo de carne ou de galinha, couve e água.
  • Pastel de Santa Clara: muito tradicional em Portugal. Sua massa é folheada e recheada com gemas. Além de conter também gotas de limão, nozes, amêndoas. É comum também polvilhar o pastel com açúcar de confeiteiro. 

Porém, os pratos salgados não são as únicas especialidades da culinária de Portugal. Os seus doces são muito saboreados de norte a sul do país. Fizemos uma seleção com alguns dos principais. Confira:

  • Pudim Abade de Priscos: a sua receita contém gema de ovo, canela, limão, toucinho de presunto, caramelo líquido, vinho do Porto, água e açúcar.
  • Pastel de Belém: dentre os seus ingredientes estão o leite, a canela, baunilha, gemas, farinha de trigo, e outros.
  • Salame de chocolate: feito com chocolate, manteiga, vinho do porto, bolachas e ovos.
  • Toucinho do céu: feita com açúcar e ovos.
  • Pastel de feijão: à base feijão branco cozido e amêndoa. 

Festas Populares

Em várias regiões portuguesas, acontecem as romarias em honra aos santos, com procissão, figuras religiosas, trajes típicos, em seguida as festas.

Artes

Portugal tem a arte em sua essência. São muitas as suas manifestações, seja através do teatro, da arquitetura, da literatura, da dança, música, museus, exposições. A arte está presente em toda parte. O que não faltam são atrações para os visitantes e para quem já mora lá.

Café

O café é adorado por todos os portugueses. Em todas as pastelarias você encontra café e doces. É muito comum desde os jovens até os mais velhos irem às pastelarias tomarem um café à noite ou após as refeições. E, diferente do Brasil, em Portugal é mais comum o café acompanhar um doce do que um salgado nas pastelarias.

Futebol

Português também é apaixonado por futebol. É costume dos portugueses reunir a família tanto para assistir a uma partida em algum local, quanto ir ao estádio. Eles simplesmente adoram o futebol.

Religiosidade

Os portugueses são muito religiosos. Praticamente em todas as casas há uma imagem religiosa. Até mesmo as entradas das casas possuem imagens de santos feitas de azulejos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários não estão liberados.