Sites Na Internet Revolucionaram a Forma De Se Comunicar Na Rede
Estamos na segunda década do século XXI e muita coisa que até há muito pouco tempo era vista somente em filmes de ficção científica já é realidade, como as chamadas por videoconferência, nas quais através de uma webcam e internet, é possível conversar com uma pessoa do outro lado do mundo, algo inimaginável há duas décadas atrás.
A internet revolucionou a forma das pessoas se comunicarem, se informarem e se interagirem, pois com o aumento do número de usuários em razão da democratização da rede mundial de computadores, está cada vez mais barato comprar um computador pessoal e ter acesso à rede, com os preços mais baixos oferecidos pelos provedores de internet.
Além de a internet passar a fazer parte da vida de milhões de pessoas, de 2004 para cá esse fascínio que a rede mundial dos computadores exerce perante os seus usuários aumentou vertiginosamente com o surgimento das redes sociais, que assim como a internet, causou uma revolução na forma de navegar pela web. Até mesmo escolas cobram trabalhos a seus alunos por meio das redes sociais.
Isso porque as redes sociais são sites em que seus participantes podem interagir nas mais diversas formas, como exemplos: comentar sobre algum acontecimento, conversar e encontrar amigos com os quais não se tinha mais contato, postar fotos e vídeos interessantes e compartilhar com os amigos, vender produtos, debater determinado assunto, participar de jogos online, entre outros.
O brasileiro se rendeu às redes sociais a partir de janeiro de 2004, com o surgimento do Orkut, idealizado pelo então funcionário do Google, Orkut Büyükkökten. Foi um estrondoso sucesso entre os usuários brasileiros, que ficaram fascinados ao ter a possibilidade de encontrar antigos amigos e de participar de comunidades sobre diversos assuntos, como nas escolas em que estudam ou estudaram, comunidades sobre personalidades, esportes, entre outros.
O reinado do Orkut somente foi superado neste ano, com o crescimento do Facebook, também surgido em 2004, criado por Mark Zukemberg, e que revolucionou a forma de interagir nas redes sociais. Os criadores do Facebook conseguiram aprimorar o que era oferecido pelo Orkut, além de buscar atualização constante. Dessa forma, passou a ser a rede social mais acessada em todo o mundo.
Mas a tendência é que daqui em diante as redes sociais passem a se fragmentar, surgindo sites que reúnam usuários com objetivos diversos, como o LinkedIn, rede social voltada para usuários que interagem com objetivo de manter e ampliar contatos profissionais. Também existe o Youtube, rede social voltada somente para a postagem de vídeos, que pode ser feita tanto por profissionais como por amadores, fazendo uma troca de informações muito grande.
Uma das vantagens da internet é que ao mesmo tempo que ela é dinâmica, seus textos, fotos e vídeos ficam dispostos para serem acessados por tempo indeterminado. As redes sociais ajudam o usuário a montar praticamente um portfólio ou um álbum de fotos, ou até mesmo um banco de dados que pode ser acessado de qualquer lugar e compartilhado entre seus amigos. Esse é o trabalho das redes sociais: aumentar a proximidade entre usuários do mundo todo.