A tecnologia exerce um poder fascinante sobre coisas que até então pensávamos ser impossível de controlar ou simplesmente de existir num passado bem próximo, coisa de quinze, vinte anos atrás. Pois bem, você algum dia pensou que seu celular poderia ser rastreado, identificando onde você está através das imagens capturadas por satélite?
Se a tecnologia será boa ou não, depende do ponto de vista de quem e como a pessoa utilizará, o fato é que já funciona desde o último dia quatro de março em alguns tipos de celulares, pois o programa ainda não é compatível ao sistemas operativos de todos os celulares.

Celular
Desvendando o Mistério
O milagre acontece a partir dum software chamado Latitude, desenvolvido por um gigante da informática, o Google, permite que o usuário compartilhe a sua localização com sua família, amigos ou quem quiser, através do Google Maps, está apto a trabalhar em 27 países, inclusive aqui no Brasil.

Google Maps
Novidade Divide Opiniões
A empresa que convive com constantes críticas e até processos sobre o modo com que devassa a privacidade de seus usuários, divide opiniões porque segundo alguns, cerceia a liberdade de ir e vir da pessoa, e que pode ainda colocar o usuário em situação embaraçosa caso esqueça de desligar o aparelho quando estiver fazendo alguma coisa bem “particular”.
O Google prega que seu serviço não tem a intenção de invadir privacidade de ninguém, que apenas atende a uma questão de suma importância a todos nos dias de hoje: o fácil acesso à localização de pessoas.
Por outro lado, se você pensar no quesito segurança, a idéia é de grande valia, pois permite ao usuário ficar em tranqüilidade quando por exemplo o filho está preso no trânsito e demorando a chegar em casa, ou quando o avião da mãe está pousando em normalidade mesmo com condições adversas ou ainda para identificar onde perdeu seu celular, até mesmo para ajudar a polícia em casos de desaparecimentos.

Localização
O Esclarecimento da Prestadora
Com o crescente rumor da falta de privacidade a que o programa submeteria seus usuários, o Google responde que foram criados níveis bastante seletivos para a privacidade do usuário, como por exemplo quais pessoas podem ver a localização e até que ponto de intimidade o usuário do programa quer que seja exibido os locais onde ele esteja, quebrando assim as críticas lançadas logo no começo da operação do sistema.
Abrangência do Latitude
O novo sistema da Google funciona nos celulares projetados com os aparelhos baseados no sistema de propriedade da Nokia, o Symbian, funciona nos aparelhos com Windows Mobile e também nos Blackberrys. Nem todos mais alguns dos celulares baseados no próprio sistema da Google, o Android e boa parte dos aparelhos da Sony ericsson também aceitam o novo produto da revolucionária Google.