A religião no antigo Egito era um dos aspectos fundamentais de sua sociedade, dado que o faraó era visto também como uma divindade, além de ser o governante. A religião era politeísta, com diversas divindades e seus deuses muitas vezes tinham características de animais ou eram representados por eles.
Algumas das principais divindades egípcias

Os Deuses do Antigo Egito
Rá
Uma das maiores divindades, criador de todas formas de vida, representava o sol e era por sua vez simbolizado pelo disco solar. Seu principal culto era na cidade de Heliópolis.
Osíris
Pai de Hórus, irmão e marido de Isís, deus dos mortos, da vida após a morte e do submundo, é um sábio juiz para as almas e seus símbolos são o cajado de pastor e o mangual. Foi morto por seu irmão Set mas trazido de volta a vida.
Hórus
Representado como um homem com cabeça de falcão, Hórus era um dos principais e mais venerados deuses do antigo Egito, é o deus da guerra, da proteção e dos céus. Simbolizado pelo falcão e pelo “olho de Hórus” ou Udyat.
Ísis
Esposa e irmã de Osíris, deusa da magia, da maternidade e da fertilidade, seu culto foi tão forte que se espalhou também pela cultura greco-romana. Em algumas representações aparecia amamentando o faraó, em forma de sicômoro há representações em que amamenta a famosa faraó Hatshepsut. Seus símbolos eram o trono e a figueira sicômoro.
Anúbis
Figura icônica da religião egípcia, o deus com cabeça de chacal Anúbis era o deus dos mortos, cemitérios, dos funerais e da mumificação. Simbolizado pelo chacal (animal que tinha relação com os mortos no antigo Egito) e o mangual.
Bastet

Características
A deusa felina Bastet era associada à proteção, simbologia que os egípcios associavam ao gato. Tinha por vezes o aspecto de leoa, mas em representações posteriores era representada como o gato, seu símbolo.
Sekhmet
Violenta deusa da batalha, protetora dos faraós nas guerras, a deusa com cabeça de leoa Sekhmet teve um dos cultos mais poderosos e influentes no antigo Egito. Seu símbolo era o linho vermelho pois era uma deusa associada ao sangue.
Seth
Deus envolto em controvérsias, Seth representa ou assumiu por diversas razões políticas, aspectos muitas vezes negativos, sendo inimigo de Hórus e assassino de Osíris. O próprio animal que representa Seth é uma espécie indefinida, semelhante a um canino. Seu símbolo é seu cajado do poder.
Geb e Nut
Casal de deuses que representavam a terra e o céu respectivamente, foram os pais de grande parte do panteão egípcio.
Outros símbolos e aspectos da religião egípcia

Antiguidade
Livro dos mortos
Antigo texto funerário egípcio que contém instruções para o espírito após a morte, ensinando-o a passar pelos obstáculos que encontrará.
Escaravelho
Tema comum em jóias e arte egípcia até os dias de hoje, o escaravelho representa a transformação e os amuletos com sua figura eram comuns.
Necrópoles e pirâmides
Os complexos funerários egípcios estão entre as obras arquitetônicas mais impressionantes e complexas do mundo antigo. Abrigavam não só os corpos mumificados de faraós, como uma grande quantidade de bens (e por vezes corpos de servos e animais) que lhe serviriam após a morte. Estes tesouros atraíam muitas vezes ladrões e muitas tumbas foram saqueadas antes de sua descoberta por arqueólogos.
Mumificação
O famoso processo de mumificação egípcio envolvia a retirada de órgãos e líquidos do corpo, e uso de sais, óleos e perfumes, além da tradicional cobertura com tiras de linho. A múmia era preservada por muitos anos e algumas vezes era usada em rituais religosos.