As mulheres sofrem com muitas coisas, próprias do sexo feminino: menstruação, TPM, cólicas, enfim. E é por isso que algumas afirmam que não são elas o ‘’sexo frágil’’, mas sim os do sexo masculino, por enfrentarem situações com essa, além de dar conta dos filhos, da casa, enfim.
Infelizmente, não são somente esses que causam transtornos e dores para as mulheres. A colite pode afetá-las também. Mas você sabe o que é colite, quais as causas e os sintomas desse mal? Nesse artigo, iremos explicitar tudo a você. Então, vamos lá?
A Colite
A colite ocorre em homens também, mas é mais detectada em mulheres. A colite nada mais é do que uma inflamação que ocorre no colón, mais precisamente no intestino grosso. Ela causa dores no abdômen, abaixo do estômago, podendo a intensidade da dor ser comparada a de uma cólica.
A colite geralmente é direcionada a infecções e parasitas, mas também pode ser originária de mudanças causadas por estresse, a dificuldade do organismo em absorver proteínas importantes, enfim. E, por conta dessa baixa absorção, a pessoa pode desenvolver até mesmo uma desnutrição.
Ela causa dores na barriga, sangramentos durante a defecação, prisão de ventre, febre, secreções ficam presentes nas fezes e a anemia.
Causas
A colite tem várias causas, desde genética a até mesmo por agentes que não são naturais do corpo. Veja a seguir:
- *A colite pode ser causada pro uma intoxicação alimentar, infecções crônicas e agudas, problemas inflamatórios.
- * A síndrome do intestino irritável também pode causar a colite;
- * falta de fluxo do sangue;
- *Radiação que pode chegar até o intestino também é outra causa da colite;
no images were found
Os Dois Tipos de Colite
A colite possui dois tipos, que são a ulcerativa e a pseudomembranosa. A última é geralmente detectada em pessoas que estão trancafiadas em um hospital, internadas por algum motivo e que estão usando antibióticos. A aparição da doença varia, podendo aparecer já no primeiro dia em que o indivíduo começar a fazer uso desses medicamentos e até mesmo muitas semanas depois de você concluir o uso do medicamento.
Para que a colite pseudomembranosa seja detectada no organismo, é preciso fazer uma série de exames: exame de fezes, a biópsia desse material e também uma colonoscopia.
No caso da colite ulcerativa, ela surge graças a úlceras que estão no intestino, sendo que esses tipos de feridas podem estar em toda a extensão do intestino, bem como em regiões isoladas ou somente perto do reto. Esse tipo de colite pode causar transtornos e dores já na infância, e continua durante a vida. A atenção deve ser dada as crianças, já que, se a colite não for imediatamente solucionada nesse período, ela pode ter maiores chances de desenvolver câncer intestinal no futuro.
Sintomas da Colite
Apesar de citarmos algumas anteriormente, vamos disponibilizar a lista dos sintomas que acometem quem tem colite.
- *Há uma dilatação na região do abdômen;
- *A pessoa sente dores no abdômen, sendo elas esporádicas ou constantes;
- *As fezes da pessoa com colite vêm acompanhadas de sangue;
- *Calafrios são sentidos;
- *Uma vontade intensa de evacuar;
- *Diarréia, que por sua vez causa desidratação;
- *aumento na produção de gases;
- *febre
Você deve procurar o médico quando situações seguintes ocorrerem:
- *A dor no abdômen que não cessa;
- *Fezes com sangue ou com coloração escura;
- *vômito e diarreia que não cessam;
- *abdômen que fica distendido.
Qual É o Tratamento Para a Colite?
No caso da colite pseudomembranosa, o antibiótico que está em uso deve ser suspenso, e a pessoa deve se hidratar, com soro se estiver internada no hospital, ou mesmo com água.
Quando se trata da colite ulcerativa, o melhor mesmo é prestar mais atenção ao que chega ao seu estômago: avalie os alimentos, preferindo aqueles que possuam mais proteína, como as carnes. Evite comer alimentos que não passam por processo de cozimento, e também fibras. Quando for se alimentar, não tenha preguiça e mastigue bem, sem pressa e com calma.
Mas nesse tipo de colite a administração de remédios também será necessária, todo dia e durante toda a vida, já que uma cura ainda não foi encontrada.
Se, mesmo você tomando os cuidados anteriores os sintomas persistirem, é hora de adotar uma dieta menos sólida e mais líquida. Você pode adotar sucos feitos de verduras, remédios caseiros administrados em forma de chá, enfim.
Mas antes disso tudo, o melhor mesmo é buscar a ajuda de um médico, pois ele irá avaliar a situação e prescrever cuidados que darão mais resultados, tirando o risco de você se auto medicar e causar ainda mais problemas para a sua saúde.
A acupuntura também é um tratamento para a colite, auxiliando na recuperação de energia por parte da pessoa com colite. Apesar de amenizar os sintomas que o mal causa, ela só funciona em conjunto com os outros tratamentos indicados para o tipo de colite.
Ingerir alimentos bióticos com bactérias que são benéficas para o intestino é bastante recomendado. Tomar sucos naturais, como os de maçã, também auxiliam muito. Entretanto, o suco deve ser puro, ou seja, se tiver uma centrífuga de frutas, coloque a maçã e o líquido extraído dela tome direto, sem colocar açúcar nem água.
Se tratando de colite ulcerosa, o tratamento indicado pelo médico deve ser seguido à risca e feito ate o fim, já que seguindo o que está imposto, é provável que não haja a volta da doença.
Os riscos para quem não se trata adequadamente são muito grandes e causam consequências terríveis. Uma, por exemplo, é a perfuração no intestino. Outro que também tem um alto grau de complicação causada pela colite é o cancro de cólon. Entretanto, os médicos ainda não chegaram num consenso se a colite pode, de fato, evoluir para um cancro.
no images were found
Como Prevenir a Colite?
Tomar bastante água, comer frutas regularmente, grãos, legumes e outros ajudam a manter o sistema digestivo saudável e, por hora, afasta o risco da colite.
Mas não é só isso. Devemos aliar a boa alimentação juntamente com os exercícios físicos, deixando a preguiça de lado e partindo pra cima da academia ou uma caminhada leve.
Por Francisco Prado
no images were found