O casarão que hoje abriga o museu Sobrado Histórico José Francisco Lippi, foi herdado por José Luiz Leite Lippi (neto de José Francisco, imigrante italiano) e por Regina Furtado Lippi (esposa), no ano de 1990. Outrora o casarão era residência do antigo major da Guarda Nacional José Francisco Lippi(major Pepino para os mais íntimos) e próximo a residência ficava a venda(antiga designação de estabelecimento comercial), a qual segundo hipóteses deu origem ao atual nome da localidade, chamada de Venda Nova, 3º Distrito de Teresópolis (comarca que foi desmembrada de Nova Friburgo em 1901). A venda não existe mais, pois foi demolida em 1984, porém ainda existem resquícios de sua arquitetura.
A restauração do casarão demorou vários anos, tendo o museu inaugurado suas atividades em 2004. Desde essa data, a instituição contribuiu grandemente em prol do desenvolvimento cultural da zona rural (3º Distrito), sendo o mesmo cadastrado no Iphan(Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Brasileiro) e no Ibram( Instituto Brasileiro de Museus). No ano de 2007, o museu participa pela primeira vez da Semana de Museus e desde 2008 da Primavera nos Museus.
Entre as atividades realizadas no museu, destacam-se atividades lúdico – pedagógicas com alunos de escolas públicas e particulares de Teresópolis. Atividades relacionadas a contação de estórias e visitas guiadas pelo antigo casarão.
No mês de fevereiro, o bloco Dona Teresinha toma conta das ruas de Venda Nova. O bloco foi criado pelo artista plástico Xando Pernambuco e por Bianca Aquino, os quais constroem os bonecos em seu sítio, localizado próximo ao museu. Há alguns anos, o museu foi parceiro do bloco carnavalesco. Este começa ás 06:00h da manhã e após o desfile os participantes são convidados a tomar um café da manha no museu, com direito a café,leite, bolo de fubá, pães, frutas, geléias caseiras.
O acervo museológico da instituição é bastante diversificado, podendo-se citar por exemplo, livros a respeito de Teresópolis, fotografias, revistas, moveis, cartas, notas fiscais, listas de compradores da antiga venda, entre outros. Alguns destes itens encontram-se em exposição permanente, como as correspondências políticas do major Lippi com o coronel Sebastião Teixeira. Boa parte dos acervos provém de doações de terciros e de familiares dos proprietários do local.
Além do imóvel que abriga o museu, existem três pequenas casas dentro da propriedade. Em uma destas, são comercializados “souvenirs” do museu (camisas, artesanato, bonecas) e é claro uma das especialidades da zona rural: os famosos doces em compota fabricados artesanalmente. Nas outras duas casas são realizadas algumas festas para a comunidade, como as festas juninas. Outra atração no museu é o horto, no qual se encontram diversas espécies de plantas, flores e árvores frutíferas, que podem ser apreciadas pelos visitantes.
O horário de funcionamento: sábado, domingos e feriados das 11 horas ás 17 horas
Estrada Teresópolis – Friburgo – Km 15 – Venda Nova
Tel (21)2644 7076 / e-mail: sobradohistorico@yahoo.com.br