Mitologia Grega – Os Deuses Olímpicos

por Guilherme Corrêa

Na Grécia antiga a religião era politeísta, ou seja, possuía várias divindades e dentre elas as “principais” eram os deuses do Olimpo. Eles eram doze e quase todos com alguma relação de parentesco. Cada um representava um aspecto da vida humana, da cultura grega ou uma força da natureza e a maior parte deles era adorado nas grandes cidades gregas.

Os Olímpicos

Zeus – Rei dos deuses do Olimpo, Zeus representa os céus e os raios, além de ser um símbolo de poder e comando em si. Irmão de Poseidon e Hades seus símbolos são o raio, o boi, a águia e o carvalho. Marido de Hera e pai do famoso Hércules, Zeus é uma peça chave em inúmeros mitos e obras gregos.

Poseidon – Senhor dos oceanos e mares, reconhecido por seu tridente, é também deus dos terremotos e tempestades. Seus símbolos são seu tridente, os cavalos e os golfinhos.
Marido de Anfitrite, e pai de vários heróis (como o famoso Teseu) e monstros, ele era venerado por todo aquele que deseja uma viagem segura pelo mar.

Hera – Esposa de Zeus e deusa do matrimônio e das mulheres. Representada pelo pavão e pela vaca, tinha um temperamento intempestivo, principalmente em relação às aventuras de seu marido, muitas vezes castigando as amantes e filhos do mesmo, como fez com Hércules, colocando todo tipo de provação em seu caminho.

Ares – Deus da batalha e da violência, o sanguinolento Ares nem sempre era uma figura bem vista entre os demais olímpicos. Filho de Zeus e Hera, seus símbolos são a sua carruagem, armadura e lança, além de diversos pássaros, entre eles algumas aves mitológicas temidas.

Sanguinolento

Ártemis – A caçadora virgem é a deusa da caça, do parto, dos animais selvagens e protetora das mulheres. Irmã gêmea de Apolo era uma deusa muito venerada, embora pudesse ser perigosa e vingativa quando perturbada durante as caçadas que fazia junto a suas ninfas. Seus símbolos são o arco, o veado e em algumas ocasiões, a lua.

Apolo – Deus da luz, sol, arco e flecha, artes, do oráculo e da medicina, é um dos mais importantes deuses gregos. Irmão gêmeo de Ártemis e filho de Zeus e Latona, Apolo é além de um arqueiro, um músico divino e vivia cercado pelas musas responsáveis pelas diversas artes. Seus símbolos são a lira, o sol que ele guiava em sua carruagem, o arco e a coroa de louro.

Dioniso – Deus do vinho, uvas, celebração, fertilidade e muitas vezes também da loucura e do êxtase. As mênades, suas seguidoras, chegavam a ser perigosas em seus rituais em que entravam em frenesi. Era filho de Zeus e seus símbolos são as uvas, a taça, o vinho, os grandes felinos e seu cortejo de sátiros e centauros.

Hefesto – Deus dos ferreiros, metalurgia, tecnologia, artesãos, fogo e vulcões, Hefesto era coxo, o que fazia os demais deuses tivessem repulsa a ele. No entanto foi criador de muitas armas e objetos usados pelos olímpicos e por heróis. Seus símbolos são a bigorna e o martelo, e suas inúmeras criações. Também era associado aos ciclopes, que o serviam.

Afrodite – Deusa do amor, da sexualidade e da beleza, sua beleza era tamanha que causou discórdia entre os deuses várias vezes e no entanto foi forçada a casar-se com o ferreiro Hefesto. A planta mirta, além de pombos e cisnes, é associada a ela como símbolo, assim como seu filho Eros, o cupido.

Atena – A deusa virgem da sabedoria, da estratégia e da habilidade, Atena era uma deusa muito adorada e companhia freqüente de heróis e diversos mitos. A acrópole de Atenas foi batizada em sua honra e seus símbolos são a coruja, o elmo e a lança.

Hermes – O arauto dos deuses, o mensageiro Hermes é também o patrono dos ladrões, dos atletas, dos pastores, do comércio e da velocidade. Era reconhecido por sua eloqüência, esperteza e agilidade e filho de Zeus e Maia. Seus símbolos são o caduceu (o cajado icônico que recebeu de Apolo), suas sandálias aladas, a tartaruga e o galo.

Deméter – Deusa da colheita, da fertilidade da terra e das estações, Deméter tinha um papel crucial e era venerada junto a sua filha Perséfone (que é raptada por Hades para ser sua esposa) em cerimônias religiosas conhecidas como mistérios de Elêusis. Seus símbolos são a tocha, a cesta e o trigo.

Hades – Embora nem sempre seja citado entre os olímpicos, por passar a maior parte do tempo no submundo dos mortos, é irmão de Zeus e Poseidon, e tem grande poder e influência, cuidando da morada dos espíritos. Seus símbolos são seu elmo mágico, o cetro, o cão de três cabeças Cérbero e a romã.

Influências Culturais

As influências da religião e mitologia grega. assim como de toda sua cultura, são imensas. Desde a astrologia e astronomia, até as obras de Shakespeare, sofreram influências das mesmas. Os planetas do sistema solar foram batizados com os nomes dos deuses romanos que tiveram sua origem na religião grega (Zeus – Júpiter, Ares – Marte, Afrodite – Vênus, Poseidon – Netuno, Hermes – Mercúrio, além dos outros deuses Urano e Saturno). Os moldes heróicos e da narrativa de histórias, além dos deuses e personagens mitológicos, povoam a cultura moderna.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.