Jorge Amado no Cinema

O cinema brasileiro gera muita controvérsias, e nunca foi uma unanimidade, pois ao mesmo tempo que os brasileiros produzem telenovelas e séries de qualidade técnica impares, o mesmo nem sempre se pode dizer das produções cinematográficas, que deixam muito a desejar, assim como muitas vezes apresentam roteiros com recheados de expressões xulas e com histórias pobres. No entanto, feitas essas considerações, o ano de 2010 promete algumas surpresas no cinema brasileiro, e quem sabe uma recuperação da sua imagem junto ao público. Neste ano vão ser lançados vários filmes baseados em obras literárias nacionais, entre elas três filmes baseados em obras do renomado e querido escritor baiano Jorge Amado.

Escritor

Livros do Escritor que se Transformaram em Filmes

No ano de 1976 também foram produzidos 3 filmes nacionais baseados nas obras do escritor baiano, todos filmados nas ruas de salvador, entre eles o filme brasileiro de maior bilheteria até hoje, “Dona Flor e seus Dois Maridos”, um grande clássico do cinema nacional, que fez muito sucesso no Brasil e no exterior. Naquele ano também foram lançados “Os pastores da noite” e “Tenda dos milagres”. Passadas mais de três décadas a indústria cinematográfica brasileira volta a se interessar pelas obras do escritor Jorge Amado e desde o ano passado atores e produtores estão trabalhando em mais três grandes produções baseadas nas obras do grande romancista brasileiro. Em 2009 começou a ser filmado “Capitães de Areia” com direção da neta do escritor, Cecília Amado e “Quincas Berro D’agua”, dois filmes baseados nos romances de mesmo nome, e no segundo semestre deste ano deve começar as filmagens do filme “Os velhos marinheiros” que vai ter roteiro e direção de Marcos Jorge.

Obras

Quincas Berro D’agua

O filme Quincas Berro D’água tem sua estréias marcada para o mês de maio no circuito de cinemas nacionais, e é aguardado com expectativa pelos fãs do cinema nacional. O filme tem a direção de Sérgio Machado, que também dirigiu “Cidade baixa”. Esta é a primeira versão do Livro de Jorge Amado “ A morte e a morte de Quincas Berro D’agua”, que foi publicado no ano de 1961. O longa metragem será estrelado por Marieta Severo, Paulo José e Mariana Ximenes. O filme que tem o roteiro adaptado do livro, traz a história de um homem que até a sua aposentadoria foi um exemplo de cidadão, bom pai, bom marido, homem trabalhador, honrado e honesto. Até que chega a aposentadoria e então Joaquim Soares da Cunha se transforma, abandona a família e joga toda sua vida certinha para o alto. Sai de casa, vai viver numa pocilga, adota o nome de Quincas Berro D’agua e resolve curtir a vida. Até que o inesperado acontece, Quincas é encontrado morto dentro de seu quartinho, e para evitar um escândalo ainda maior a família resolve lhe dar um enterro decente, escondendo das pessoas essa parte obscura e enlouquecida da sua vida.

Quincas Berro D’agua já foi adaptado para a TV e para o teatro e versão nas telas do cinema são aguardadas com muita expectativa.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.