A natureza tem sofrido muito nos últimos tempos com as constantes agressões realizadas pelo homem e além da destruição do habitat natural de muitos animais o homem caça animais que não tem como se defender. Esse triste quadro da realidade acarreta num dos maiores problemas do planeta atualmente o grande número de animais que estão em extinção.
Para quem pensa que esse problema é algo distante de sua realidade e que nada tem a ver com isso deve olhar as imagens dos animais em extinção que separamos, pois assim poderão ver quais são os animais que podem não ter um amanhã em nosso planeta.
Animais ameaçados de extinção:
São tantos animais que estão ameaçados de extinção que fica até difícil escolher apenas algumas espécies para mostrar aqui, mas vamos retratar a situação de algumas dessas espécies para que todo mundo saiba exatamente o que se passa lá fora.
Mico-leão-dourado – Este animal sofre com a possível extinção iminente devido a destruição de seus habitat natural, a Mata Atlântica, já muito reduzida pela ação do homem.
Pica-pau-de-cara-amarela – O desmatamento das matas gaúchas tem ocasionado o desaparecimento desse animal típico do país do sul.
Cervo-do-Pantanal – Esse é um animal muito dócil e grande o que o torna um alvo muito mais fácil para os caçadores que estão interessados em sua galhada. Pasmem, a galhada desse cervo é usada para decoração, totalmente desnecessário e os pobres animais sofrem pela futilidade de alguns.
Mono-Carvoeiro – O maior macaco que temos no Brasil está quase extinto, pois restam cerca de 100 espécimes no estado do Rio de Janeiro.
Mutum-do-Nordeste – Uma ave típica do nordeste do país está quase extinta, alguns dos últimos exemplares dessa ave vivem no litoral de Alagoas e alguns biólogos tentam fazer com que esses espécimes se reproduzam em cativeiro.
Onça-Pintada – Um animal encontrado no Pantanal e cuja pele tem cotação em dólares no mercado. O grande problema m relação a Onça-Pintada é a caça indiscriminada que esse espécime sofre.
Tartaruga-de-Couro – Essa tartaruga sofre muito devido ao fato de ter uma carne saborosa e até mesmo os seus ovos são disputados pelos pescadores.
Ararinha-Azul – Um dos casos mais graves de ameaça de extinção existem cerca de apenas 50 espécimes dessa arara. A plumagem delas é muito cobiçada no exterior e por isso são contrabandeadas há muito tempo.
O que causa a extinção?
Além da caça direta aos animais que causam a sua extinção também podemos citar outra ações do homem que influenciam diretamente nessa condição de quase extinção dos animais. Para começar a destruição da flora das regiões em que eles vivem é uma das grandes culpadas. A poluição dos habitats que tira a chance que esses animais tem de ter uma vida plena e tranquila também é uma causa importante.