Florianópolis

O fundador do povoado ¨Ilha de Santa Catarina¨, Francisco Dias Velho, deu lhe este nome, por ter chegado ao local no dia de Santa Catarina. Ao se tornar vila recebeu o nome Nossa Senhora do Desterro, nome que não agradou aos moradores, pois a palavra desterro lembrava desterrados. Os índios eram os habitantes primitivos da Ilha, pertencentes ao grupo tupi-guarani, dedicados à agricultura e a pesca. A partir do Século XVIII, Flori passou a receber grandes contingentes de imigrantes portugueses, fazendo com que prosperasse a agricultura e se desenvolvesse a indústria manufatureira do algodão e do linho, permanecendo ainda hoje, a fabricação artesanal da farinha de mandioca e do bilro.

Florianópolis

Santa Catarina

Florianópolis, hoje capital do Estado de Santa Catarina, tem em seus nomes antecessores, a marca da Cultura religiosa de um povo, os portugueses que demonstraram a sua fé e a esperança de construir um lugar melhor pra se viver. Flori é hoje a terceira melhor cidade brasileira em qualidade de vida. No Século XIX, quando Desterro é elevada a categoria de cidade, tornou-se a Capital da Província, sendo inclusive visitada pelo imperador. Pedro II que permaneceu por um período de trinta dias no solo catarinense conhecendo de perto as belezas da inconfundível Floripa, onde mulher bonita é sinônimo de fartura. Quando em 189, Floriano assumiu o Governo sem convocar eleições como previa a Constituição, em função da renúncia do Marechal Deodoro, fato que gerou duas revoluções, entre elas, a revolução Federalista, depois disto em Desterro, só ficaram federalistas que apoiavam Floriano, mudando o nome da cidade para Florianópolis, em homenagem a Floriano Peixoto.

Florianópolis

Florianópolis

A partir daí, a nova capital passou por grandes transformações que ajudaram a desenvolver sua economia, como a expansão da rede básica de energia elétrica, rede de água e esgoto, além de outras obras como a construção da Ponte Hercílio Luz e tantas outras. O surgimento do Bairro Jurere-internacional, de alto nível socioeconômico, despontando ai, a evolução da construção civil com seus prédios ao estilo açoriano e outros estilos europeus predominantes no luxuoso bairro-praia. Curiosamente Florianópolis é a segunda cidade em número de habitantes em Santa Catarina e ainda é a terceira capital brasileira localizada em uma ilha.

Praia dos Ingleses - Florianópolis

Praia dos Ingleses - Florianópolis

Possui em sua orla, no Oceano Atlântico, mais de cem praias catalogas, sendo a de Jurere-internacional, a Jurere, a de Canavieiras e a praia dos Ingleses, as de maior destaque, e não esqueça a Lagoa da Conceição que tem uma praia belíssima e muito freqüentada. Com tantas praias e um número sem fim de atrações turísticas, Flori se tornou um verdadeiro complexo turístico onde a vida faz sentir a proteção do meio ambiente que vem sendo desenvolvido pelo governo, buscando oferecer o melhor aos seus milhares de visitantes. Falar em Florianópolis sem falar em Xuxa, uma das maiores expressos da natação brasileira, e em nosso queridíssimo Guga que tem o tenis como esporte e profissão, tri campeão de Roland – Garros, um dos verdadeiros artistas nas quadras é como não conhecer Florianópolis. Além desses nomes renomados, vale citar a famosa culinária gaunha, conhecida em diversas partes do Brasil.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.