A escola se encontra em Três Corações, cidade mineira localizada no sul do estado. Com a sigla de ESA, a Escola de Sargentos das Armas é o lugar de ensino do Exército do Brasil, no qual são formados os sargentos. Esses sargentos podem atuar e trabalhar nas áreas desde comunicação e engenharia até infantaria, cavalaria e artilharia.
Com essa finalidade, a escola seleciona jovens de todo o Brasil a cada ano e lhes oferece adestramento, o qual irá ajudar na formação de caráter e desenvolvimento da capacidade física deles. Isso tudo para que os futuros sargentos saibam realmente servir e amar a pátria, tal como defender a nação brasileira.
História

Escola de Sargentos das Armas
A ESA foi criada no dia 21 de agosto de 1945, isto é, após o término da 2ª Guerra Mundial. Originou-se a partir da Escola de Sargentos de Infantaria, e oferecia os cursos para formar sargentos nas armas de infantaria, artilharia, cavalaria e engenharia. Na sua formação, ocupava parte de área da Escola Militar do Realengo – RJ. Os primeiros interessados e convocados para o curso surgiu em dezembro de 1946, sendo a primeira turma da escola.
Em 1950, entre 21 de março e 25 de maio foi transferida a escola da capital carioca para o estado mineiro, na cidade de Três Corações. Toda a transferência ficou sob as ordens de Miguel Lage Sayão, que era Tenente-Coronel. Após o reinício das aulas, era concluído o curso no dia 21 de dezembro do mesmo ano, 1950.
Em 1961 foi criado o curso da arma de comunicações, porém, foi ministrado somente até 1969, data em que foi transferido para o Rio de Janeiro, para a Escola de Comunicações. Passado um tempo, 10 anos mais exatamente, o curso foi novamente ativado na ESA.
Curso de aperfeiçoamento

Sobre
Durante 6 anos a ESA parou de formar sargentos e se dedicou só em aperfeiçoar (curso de aperfeiçoamento), iniciando a formação novamente apenas em 1977. Ou seja, estes anos para aperfeiçoar foram de 1970 até 1976.
Com mais de 60 anos, a ESA conta com um total de mais de 25 mil sargentos formados, além do aperfeiçoamento de aproximadamente 5.500 militares. De tudo isso, ainda contou com militares que antes atuavam na Marinha, na Aeronáutica, na Polícia Militar e até alguns do Exército do Paraguai.
Processo Seletivo

Vagas
Todo ano é realizado pela ESA seu processo seletivo. Isso é para que sempre ocorra presença de estudantes e preenchimento de vagas nos cursos que formam sargentos. As inscrições são feitas pela internet, no site oficial da ESA. Geralmente elas são realizadas durante os meses de junho e julho. Os sargentos formados na ESA vão para todas as partes do Brasil, expandindo e aperfeiçoando cada vez mais o Exército Brasileiro.
Samuel Castro