Diferença Entre Castelhano e Espanhol

A diferença prática entre castelhano e espanhol é na verdade nenhuma, pois ambas as línguas possuem o mesmo vocabulário, as palavras são grafadas do mesmo jeito e contam com as mesmas regras de gramática. Basicamente a diferença está no fato de que os termos surgiram em épocas diferentes.

O nome castelhano é mais antigo e tem ligação com o reina de Castela da Idade Média, a Espanha nem mesmo existia nessa época. A partir do século XIII o país que hoje conhecemos como Espanha começou a se consolidar e foi então dominado pelo reino de Castela.

Devido a essa interferência de Castela na região o castelhano (um dialeto que tinha grande influência do latim) passou a ser a língua oficial do país quando houve a unificação dos reinos que correspondem ao que hoje é a Espanha em 1492.

A língua castelhana se tornou oficial da Espanha quando a Princesa Isabel de Castela casou-se com Fernando de Aragão e fez essa imposição. Quando ocorreu a unificação da península ibérica a língua recebeu um nome derivado do nome do país, ou seja, espanhol da Espanha.

Por Que Dois Nomes?

Se as suas línguas são basicamente a mesma por que tem dois nomes? Essa é a pergunta que você deve estar se fazendo e a resposta é bem simples, trata-se apenas de uma questão política. Por exemplo, o povo argentino não diz que fala espanhol, mas sim castelhano uma vez que a outra nomenclatura remonta ao período colonial.

Quem Fala Espanhol e Quem Fala Castelhano?

Isso explica inclusive porque o termo castelhano é bastante usado na América do Sul. O nome espanhol é usado em países do Caribe e México, por exemplo, e nas áreas que fazem fronteira com outra língua forte como o inglês. Até mesmo na Espanha existe uma divisão de nomenclatura, na região norte as pessoas usam o termo castelhano enquanto que na Andaluzia e nas ilhas Canárias o nome usado é espanhol.

Quando observamos as constituições dos países hispânicos percebemos que os dois termos são adotados de forma indiscriminada. Por exemplo, em países como Paraguai, Colômbia, Venezuela e Peru a língua oficial é o castelhano. Já em países como Cuba, Panamá, Costa Rica e Honduras a língua oficial é o espanhol.

Língua Formal e Língua do Dia a Dia

A nomenclatura ainda pode ser dividida da seguinte forma: castelhano é a língua formal aprendida na escola e espanhol a língua do dia a dia. Isso acontece porque a língua foi se modificando nos países colorizados pela Espanha depois de 1492. As influências locais mudaram algumas coisas no idioma e por isso o povo começou a fazer essa diferenciação entre castelhano e espanhol como língua formal e língua falada.

Curiosidade Linguística

A Espanha é um país que ainda convive com outras línguas que são co-oficiais como o galego que é amplamente falado na Galícia, o basco que é falado na região conhecida como País Basco (essa língua também pode ser chamada de euskera que significa melhor língua) e catalão que é falada na Catalunha.

O Castelhano Derivado do Latim Vulgar

Para compreender a origem do castelhano como língua é necessário conhecer um pouco mais da história da formação na região conhecida como Espanha atualmente. Há milhares de anos a região da Península Ibérica era habitada por diversos povos e civilizações diferentes dentre os quais estavam os fenícios, celtas, cartagineses e iberos.

Todos esses povos possuíam as suas próprias línguas e culturas, porém, a partir do século III a.C. o Império Romano passou a dominar esses grupos de pessoas. Uma das imposições feitas pelos dominantes era a sua língua, o latim vulgar passava então a ser falado na região.

A língua a que nos referimos como o latim vulgar era diferente daquele clássico que estava presentes em documentos oficiais ou textos religiosos, por exemplo. Basicamente se tratava da língua falada oralmente pelos povos que faziam parte do Império. O latim tem grande importância histórica porque é a matriz de várias outras línguas como o espanhol, o português, o catalão, o galego, o francês, o romeno e o italiano.

A ramificação das várias línguas faladas na Espanha se deve ao fato de que o latim vulgar se desenvolveu sob a forma de dialetos diferentes como o castelhano, o galego na Galícia, o catalão na Catalunia e assim por diante. Aos poucos os castelhanos foram dominando os reinos do entorno fosse por batalhas sangrentas ou matrimônios reais. Tem ainda o longo período histórico chamado de Reconquista em que os reinados cristãos se juntaram para lutar contra os muçulmanos.

No século XVI, depois que foi obtida a conquista de Granada e de Al-Andalus, foram se formando as fronteiras do território que hoje é chamado de Espanha, o idioma oficial passou a se chamar espanhol em referência ao nome adotado para o país.

A Língua nos Dias de Hoje

Hoje em dia na Espanha o idioma oficial é o espanhol, mas como já destacamos existem as línguas co-oficiais como o euskera (basco), catalão e galego. A Real Academia Espanhola considera que a língua oficial é o espanhol, isso porque o idioma inclui o castelhano original, os americanismos (dentre os quais estão contribuições indígenas que surgiram depois da chegada de Cristovão Colombo a América) e também palavras que eram desconhecidas bem como arabismos que são resultantes de 800 anos de domínio árabe da Península Ibérica.

O mais curioso é que até hoje existe uma grande confusão a cerca do espanhol e do castelhano que essencialmente são a mesma coisa, apenas tem nomes diferentes. A língua castelhana ou espanhola surgiu através de transformações do latim vulgar e hoje é a segunda língua mais importante do mundo, atrás somente do inglês.

Sendo assim quando se fala castelhano ou espanhol se está referindo ao mesmo idioma, aliás, uma língua rica que possui um sotaque bastante característico e que tem várias matizes. Aprender espanhol, que é o mesmo que aprender castelhano, pode ser uma experiência bastante rica no que se refere a conhecer todo um universo novo por meio de palavras. Aprender espanhol é uma boa aposta para quem deseja ter um conhecimento de mundo mais amplo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.