Quem curte cinema já viu diversos filmes com a SWAT. E quem não é tão fã assim dos filmes policiais americanos, também já deve ao menos ter ouvido falar. A Special Weapons and Tatics (em português: Armas e Táticas Especiais) é uma espécie de BOPE americano surgido muito antes desse encontrado em nosso país.
A SWAT é a tropa de elite da polícia americana, altamente especializada e com porte de armas de grosso calibre. Esta é considerada a polícia mais especializada a andar nas ruas e mesmo que não seja o carro chefe de uma operação, sempre vai como apoio às ações de outras polícias.
É também responsável pelas ações policiais norte-americanas que necessitam do trabalho de inteligência associado a situações de grande emergência. Geralmente, ela é acionada em momentos como ações ligadas ao terrorismo, desarme de explosivos e sequestros com reféns, quando o seu grupo de atiradores de elite entra em ação.
História Da Swat
Surgida nos anos 60, na cidade de Los Angeles, a SWAT representa um grupo restrito de policiais muito bem treinados e que foi criado para combater os altos índices criminais da cidade na época.
Com treinamento especializado em bombas, pessoas com alto índice de criminalidade e situações de extremo risco, a SWAT criou o estigma da polícia americana que é imbatível. Todos os policiais da SWAT têm treinamento militar e bastante experiência de campo, sendo conhecidos como “Pelotão D” do Departamento de Polícia de Los Angeles. Muitos eram ex militares de ponta e com treinamento como atiradores de elite.
As ações policiais da SWAT, principalmente contra o “Black Panthers” (Panteras Negras), em LA, na década de 60, fizeram a representação perfeita para a adoção pelo cinema. Na década de 70, foi produzido nos EUA um seriado sobre o dia a dia da tropa especial, ressaltando a coragem e destemor de seus policiais em situações extremamente perigosas (com todo o exagero que o cinema permite).
Filmes SWAT
Em 2003, Hollywood fez o filme S.W.A.T., cuja produção foi uma adaptação do seriado homônimo da década de 70, estrelando atores como Colin Farrel e Samuel L. Jackson. Acima do que era esperado na época, o filme figurou entre os recordistas de bilheteria, alcançando arrecadação de 37 milhões de dólares ainda na primeira semana de exibição.
Além desse, outros filmes foram inspirados nas táticas e ações da SWAT, a citar o famosíssimo “Velocidade Máxima”, de 1994, com Keanu Reeves, e “O Negociador”, de 1996, com Eddie Murphy.
O filme russo “A Quinta execução”, de 2010, também traz as estratégias da SWAT em plano de fundo, envolvendo uma trama de mercenários e ações especiais. O mais recente, “Força Tática”, de 2011, com Michael Jai White, trata dos exercícios de treinamento da SWAT e o envolvimento em confrontos com duas gangues rivais, mostrando todo o esquema de preparação dos policiais especiais e suas estratégias de ação.