Significado das Cores das Tribos de Israel

Existe um item que sempre é mencionado na Bíblia, que são as Doze Tribos de Israel – também podendo ser encontradas separadamente. – Ao contrário do que muitos acreditam, elas não dizem respeito aos filhos de Jacó, mas sua origem sim.

A origem das doze tribos de Israel se encontra no livro de Gênesis, e ali também aparece o nascimento dos doze filhos de Jacó, que se chamavam Rubén, Simeão, Judá, Dã, Naftali, Gade, Asser, Issacar, Zebulom, Manassés, Efraim e Benjamim. Como já foi dito, isso leva a pensar que esses doze nomes correspondam as doze tribos, porém não é exatamente assim.  Também há Levi, e as pessoas que vivem nessa tribo

Na verdade, a Tribo de Israel é o nome atribuído as Tribos Patriarcais do povo antigo de Israel, e elas sim se originam dos nomes dos filhos de Jacó. O sentido dessas Tribos se dá pelo sentimento de família, que é uma forma de organização familiar que vigora até os dias de hoje, principalmente na Europa Ocidental. Essas tribos não foram sempre aliadas, mas após a morte de Salomão, houve a cisão do reino, e elas passaram a constituir uma divisão comunitária.

As Tribos de Judá e Suas Principais Cores e Características

Como já foi apresentado, cada Tribo tem seu nome particular, mas além disso também contam com um símbolo, e suas próprias características, responsabilidades e uma cor específica, e elas serão apresentadas abaixo.

  • Rúben:  Tem como significado  “Eis! Um fllho”, e o símbolo é a Palmeira. Suas características e responsabilidades são “o mais excelente em alteza” e ainda “impetuoso como a água”, e isso fez com que ele perdesse o trono. Isso se encontra no livro de Deuteronômios. A cor pode ser laranja ou rosa.
  • Simeão: Seu significado é “ouvindo”. E o símbolo é uma casa. As características são uma espada, ou ainda um instrumento de violência. Os registros estão no livro de Gênesis. A cor que representa é o roxo. 
  • Levi: O significado é “Junto”, e o símbolo é um tabernáculo. E suas características, além da espada, assim como Simeão, também é a responsabilidade com o que é sagrado. Isso está nos livros de Gênesis e Deuteronômios. A cor é o branco ou o dourado.
  • Judá: Seu significado é “Louvor” e o símbolo é um Leão. Suas responsabilidades são o louvor aos irmãos e a obediência aos povos. A cor é o vermelho.
  • : O significado é o de “Juiz”, e o símbolo é uma serpente. As características são a salvação no Senhor, e também se localizam nos livros de Gênesis e Deuteronômios. A cor é o cinza.
  • Naftali: Significa “Luta”, e tem como símbolo a gazela. As características são a benevolência e as bênçãos do Senhor. A cor é o azul claro. 
  • Gade: Significa “Fortuna”, e seu símbolo é a tenda. Representa a resiliência em guerrilhas, e a capacidade de enfrentar as adversidades. A cor é o amarelo.
  • Aser: Significa “Felicidade” e tem vários símbolos, entre eles o pão, a árvore ou o trigo. Suas características são o vigor e a força, e também se encontra em Deuteronômios. A cor é o verde.
  • Issacar: Tem o significado de “Galardão” e os símbolos são o sol e a lua, ou um jumento, carregando as características próprias de um jumento entre fardos.  A cor é o azul escuro.
  • Zebulom: O significado é “Morada” e os símbolos são navio ou porto. E sua característica são as saídas e os lugares para voltar. A cor é o vermelho escuro.
  • José: Tem como significado “Aumentador”, e os símbolos são ramos frutíferos. Representa fertilidades, e as tradições de geração a geração. A cor é o verde escuro. 
  • Benjamim: O significado é o “Filho da Destra”, e o símbolo é o lobo. As características são a proximidade com o Senhor, e a cor é o creme.
  • Manassés: O significado é literal “Deus me fez esquecer de todo o trabalho.” E os símbolos são Boi Selvagem ou um touro. Ele representa as forças de um povo, assim como o touro. A cor é o lilás.
  • Efraim: Também tem um significado mais longo e complexo, que é “Deus me fez crescer na terra de aflições”. Os símbolos são Unicórnio, Cavalo ou Leão. E as características são a descendência das nações. A cor é o preto.

Apareceram treze tribos, ainda que sejam doze, pois a tribo de Levi representa o povo diante de Deus.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários não estão liberados.