Samurais

Conheça os guerreiros que lutavam pela honra

Os samurais são muito conhecidos através de livros e principalmente filmes, ou ainda desenhos japoneses (animes). No entanto, na ficção nem sempre são retratados como realmente eram – geralmente sua história é romanceada, deixando vários fatos importantes de lado.
Os samurais surgiram durante os séculos 17 e 18, devido às circunstâncias políticas do Japão na época.
A base feudalista da política japonesa tornava o país um campo de batalhas devido a disputas territoriais. Isso encorajou a proliferação de guerreiros que defendiam os donos dos feudos. Posteriormente, a guerra com os mongóis ressaltou a importância destes guerreiros, que lutaram para defender as fronteiras japonesas.

Samurai

Curiosidades

– As calças dos samurais continham pregas, no total sete, e cada uma simbolizava uma virtude que o samurai deveria ter. Eram elas: a honestidade, a lealdade, a coragem, a perseverança, a benevolência, a compaixão e sinceridade.
– Os samurais faziam parte de uma alta casta no Japão, a serviço da alta nobreza (daymiô). Os daymiô exerciam grande poder, devido a ligações familiares sólidas.
– No Brasil existem comemorações em homenagem aos samurais: o dia 24 de abril é o Dia do Samurai em São Paulo. A data comemorativa faz parte do calendário oficial da cidade. O motivo da escolha desta data é que este é o dia de aniversário do mestre Jorge Kishikawa (introdutor do kobudô no país). O kobudô é considerada a arte marcial dos samurais.

Virtude

– A honra era tão importante para os samurais que eles chegavam a se matar caso ela fosse ferida. Esse suicídio em defesa da honra era o harakiri. Um dos motivos para o suicídio era o fracasso em alguma disputa, ou então se ferissem o bushidô.
O harakiri era um ritual que visava restaurar a honra do guerreiro e de seu clã, portanto havia uma série de requisitos que deveriam ser cumpridos.
O samurai se vestia com uma roupa apropriada e se ajoelhava. Depois, entregavam-lhe uma faca, com a qual o samurai cometia o suicídio cortando seu ventre, da esquerda para a direita. Para que o samurai que praticava o harakiri não sentisse muita dor, outro samurai ficava atrás e o decapitava.
– bushidô: era o código de honra dos samurais. Previa normas de conduta e ética. Se alguma regra do bushidô fosse quebrada o samurai praticava o suicídio, como visto anteriormente.

Honra

O código tinha como princípio aperfeiçoar o caráter do guerreiro através de rígidas normas de disciplina e conduta. O bushidô foi fortemente influenciado pelo confucionismo.
– Armas: as principais armas que os samurais utilizavam durante os combates eram a katana, a wakizashi (utilizado em conjunto como um complemento à katana).
A cultura samurai é uma parte importante da cultura japonesa, e vale a pena estudar sobre ela.

Andressa Silva.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.