Review do Smartphones Moto G e Moto X

A Google, que uma das maiores empresas de tecnologia e engenharia do mundo, é a responsável pela criação do sistema operacional para smartphones e tablets Android, que rivaliza diretamente com o SO iOS, da gigante Apple, e com o Windows Phone, da outra gigante da computação Microsoft.

O Android é um sistema muito famoso e conhecido, sendo o seu sucesso devido ao SO ser aberto e grátis, podendo ser adotado livremente pelas fabricantes de smartphones, tablets e outros acessórios.

E, além de aparelhos Nexus, que são parcerias da Google com os fabricantes de smartphones, a gigante de Moutain View adquiriu, em 2011, a tradicional e pioneira Motorola, companhia essa que foi a primeira a fabricar um telefone móvel, e que não se encontrava em uma boa situação no mercado desses aparelhos.

Dessa aquisição, nasceram dois grandes lançamentos: O Moto X e o Moto G. Nós vamos conhecer um pouco de cada um no nosso artigo de hoje. Vamos lá?

O Moto X

O Motorola Moto X é um smartphone da categoria “Top de Linha”, que foi lançado com o intuito de bater de frente com os outros lançamentos do mesmo segmento de outras fabricantes, como o estrondoso Galaxy S4 e o iPhone 5S, sendo esse último lançado em setembro, e o Moto X chegou às lojas em agosto (No Brasil foi lançado no início de setembro).

O Moto X chegou impressionando muitas pessoas. Principalmente, pelo seu hardware, que, apesar de não ser quad-core, o que é tendência nos tops de linha de hoje, o que é embarcado no Moto X não é de se decepcionar. Contando com processador Qualcomm Snapdragon Pro de 1,7 GHz de Clock, o Moto X dá conta de rodar o Android de forma fluida, bem como os aplicativos do dia a dia. Sua GPU, a poderosa Adreno 320, felicita aquele que quer um smartphone para jogos.

As novidades do Moto X não param por aí. “O smartphone tem, como ponto forte, a sua “inteligência” para entender comandos de voz, com a ferramenta” Google Now”, que , apenas utilizando sua fala, o usuário pode, por exemplo, programar um alarme, pedir sugestões de rotas, ou até mesmo, ver quais filmes estão sendo exibidos nos cinemas mais importantes de sua cidade.

Para habilitar todos esses comandos, basta dizer a seguinte frase: “Ok, Google Now”, que o telefone, mesmo estando bloqueado, já estará funcionando e estará aguardando prontamente o desejo do usuário.

Moto X

Moto X

Entre outros comandos interessantes, podemos destacar com relação aos sensores do smartphone. Por exemplo, se você quiser conferir as horas, pode fazê-lo apenas tirando-o do bolso. Ele automaticamente irá ligar a tela. Isso se faz porque a parte frontal do Moto X não conta com nenhum botão físico, sendo que essa ausência é um dos charmes do aparelho.

A câmera do Moto X é mais outro ponto forte para a compra do smartphone. Isso porque a resolução máxima que se pode conseguir é 10 mega pixels, o que é um padrão maior em smarts, apesar de já existir um smartphone que ultrapassa a barreira dos 40 mega pixels, que é o Lumia 1020.

Mas, devemos lembrar que o número de mega pixels não define qualidade de imagem. O que ajuda para deixa-la com maior nitidez são os recursos embarcados com eles para tal função. O Moto X não faz fotos esplêndidas como uma câmera fotográfica própria para isso, mas também não decepciona muito. Com uma boa iluminação natural, são grandes as chances de a foto tirada sair com uma qualidade bastante satisfatória. Contudo, em locais com baixa luminosidade, a qualidade fotográfica cai consideravelmente.

Resumindo, o Moto X é um smartphone top de linha, feito para aqueles que querem gastar um pouco mais e ter desempenho bastante satisfatório em games, e são aficionados em novidades, pois o comando via voz pode deixar muitos entusiastas da tecnologia “afoitos” por um exemplar do Moto X.

O Moto G

Circundado de muitas especulações, o Moto G, conhecido por ser uma versão de baixo custo do “irmão” maior, o Moto X, foi lançado pela Motorola em Novembro de 2013. Nesse modelo, o que prevaleceu, foram as suas especificações. Equipado com um Snapdragon Quad Core de 1.2 GHz, com GPU Adreno 305, tela HD de 4,5 polegadas ( que conta com a famosa proteção contra riscos Gorilla Glass) e armazenamento de 8 a 16 GB (Sem expansão via SD) o Moto G foi uma das revelações mais bombásticas e com maior repercussão da Motorola, atualmente.

E, o que mais impressionou a todos foi o preço sugerido para o aparelho: Menos de 650 reais. Ora, por esse preço, encontramos no mercado alguns aparelhos com Android que pecam no desempenho, na matéria prima para confecção do mesmo, entre outros obstáculos.

Moto G

Moto G

A Motorola merece, ainda, mais um ponto positivo. O lançamento mundial do Moto G foi em São Paulo, e, imediatamente o equipamento já foi liberado no varejo. Isso mostra que a companhia quer se aproximar do mercado brasileiro, oferecendo várias opções para o consumidor. Tanto é que existe a versão Moto G dual Colors, que é o Moto G com dual chip e com 4 opções de cor de capinha- que vem incluído com o pacote do celular, sem custos adicionais.

O Moto G, apesar de um hardware “modesto”, cumpre bem o serviço de que é rodar fluidamente a versão 4.3 do Android Jelly Bean. E aí está mais uma vantagem: O aparelho está confirmado a receber a mais nova versão do robozinho verde, o 4.4 Kit Kat, a partir de Janeiro de 2014. São raros os casos de celulares de baixo custo receber uma atualização desse porte. Conclusão: mais um ponto positivo para a Motorola.

E Aí? Qual Levar?

Vamos ao nosso veredito: Qual é a melhor opção: Moto X ou Moto G?

Considerando o preço desses dois aparelhos, vemos diferenças bastante grandes. Encontramos o Moto X de 16 GB por até 1.499 em lojas do varejo. E preços do Moto G que vão de R$ 615 até 999 reais. Ou seja, se você quer um celular bom em jogos e que tenha uma experiência melhor, sem se preocupar com o preço, vá de Moto X. Se procura apenas o essencial, como checar suas redes sociais, escutar músicas e jogar jogos medianos, vá de Moto G.

Por Francisco Prado

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.