As Tartarugas Marinhas são animais muito antigos no mundo, pois existem há mais de 150 milhões de anos, muito tempo mesmo. Quando pensamos a respeito nos damos conta de que elas sobreviveram a quase todas as transformações do planeta, aquele animal que sempre vemos como o lento e frágil (apesar do tamanho) teve muita força e fibra para de adaptar.
As tartarugas são répteis, mas ao contrário de outros sua origem foi na terra e somente depois elas se aventuraram para o mar e evoluíram ainda mais. Prova dessa adaptabilidade é que parte de suas vértebras sumiram e outra parte se fundiu às costelas, isso deu origem à carapaça que hoje as caracteriza.
Ao longo desse tempo as Tartarugas Marinhas perderam os seus dentes e desenvolveram algo que se parece com um bico que se mostra mais útil para a sua sobrevivência. As patas dessas tartarugas se transformaram num tipo de nadadeira. Com todas essas mudanças as tartarugas se adaptaram ao mar, mas grande parte do processo de reprodução ainda é feito em terra firme.
O processo de reprodução das Tartarugas Marinhas
O processo de reprodução desses animais começa no mar no momento do acasalamento. O momento do acasalamento ocorre tanto em águas profundas como nas costeiras. Quem escolhe é a fêmea e ela tem várias opções dentre os machos disponíveis. O namoro mesmo começa quando se iniciam as mordidas no pescoço e nos ombros.
Uma curiosidade a respeito desse processo de acasalamento é que a cópula dura várias horas e uma única fêmea pode ser fecundada por vários machos. A fecundação é interna e uma fêmea pode realizar uma média de 3 a 5 desovas numa mesma temporada de reprodução. O intervalo em geral é de 10 a 16 dias.
Desova e o nascimento
No Brasil a temporada de desova no litoral ocorre entre março e setembro, nas Ilhas Oceânicas ocorre entre janeiro e junho. O período para que os filhotes saiam dos ovos é de 45 a 60 dias.
As Tartarugas Marinhas encobrem os ovos enterrando-os num buraco que elas mesmas cavam na areia. Depois de cavar o buraco e colocar os ovos lá dentro esses animais encobrem o buraco e alisam bem para que não fique perceptível que estão lá, pois os ovos de Tartarugas Marinhas são alimento para outros animais.
Quem faz a cama…
Para poder botar os seus ovos as Tartarugas Marinhas precisam cavar buracos na areia que são o que chamamos de cama, elas escavam até encontrarem uma que realmente gostem para começar a botar os seus ovos.
Em geral, as camas têm mais ou menos 2 metros de diâmetro, esses animais podem cavar muitas dessas até se decidirem por uma.