Polímeros são macro estruturas, orgânico ou não, natural ou sintético, de grande peso molecular, que são compostas molecularmente por repetições de elementos menores chamados monômeros. Você deve estar se perguntando, “o que você disse ?”, bem vamos devagar, se dissermos que polímeros são plásticos aí você pensaria “ahn, por que não disse antes?”. Mas isso não esta correto dizer, esta meio certo poderia ser dito assim, plásticos são um exemplo clássico de polímeros. Todos nós carregamos polímeros “aos montes” no nosso corpo. Um exemplo básicos de polímero é o DNA ( ácido desoxiribonucleico ), que carregar nossas principais características. Outro exemplos simples seriam o amido de milho.

Polímeros
Obtenção de Polímeros
Polímeros podem ser classificados quanto a forma de obtenção ou melhor dizendo pela distinguem-se pelo processo de polimeração. Mas antes disso, um processo de polimeração é uma reação química organica onde moléculas de menor tamanho se combinam com outras, através de valência, para formar outras moléculas maiores. Um processo de polimeração podem ser reversíveis espontaneamente ou através de solventes adequados.

Naturais
Podem se classificar como:
Podemos citar os coli-polímeros também, que são formados por mais de um tipo de monômetro (podendo ser obtido por adição ou condensação).

Tipos
Exemplos de polímeros
O plástico é o mais famoso dos dentre todos, é uma denominação de uma grande família de materiais sintetizados. São materiais “moles” por algum solvente ou calor, assim quando nesse estado são facilmente moldáveis. Podemos citar outros polímeros, assim você perceberá que eles estão presentes em todo o seu dia-a-dia.
Dentre os naturais podemos citar a borracha natural, celulose, amido de milho e proteínas em geral. Já dentre os sintéticos, existem bastantes que podemos citar, além dos já citados, são PVC (cloreto de polivinila), isopor (polistireno), fibras como (Nylon e Poliéster) e Teflon.
Aplicações e Consequências
Podem ser usados nas mais diversas áreas, desde vestuário ( nylon e poliéster), medicina ( no uso de próteses, por exemplo) e até na maravilha da engenharia.
Mas tornasse redundante dizer as vantagens que o simples plástico traz no dia-a-dia, desde uma simples sacola plástica de supermercado até quando usando em dispositivos automotivos, mas possui o seu lado perverso também, o que seria para ser utilizado como benefício do homem, este acaba o tornando um possível maleficio pra si próprio. Pois plásticos são poucos densos por isso tendem a ocupar grandes volumes e flutuar em rios e lagos, além de levar muito tempo para se deteriorar, por exemplo o PVC em condições normais pode durar cerca de 500 anos. Por isso, a melhor alternativa par continuarmos a usufruir das vantagens deles é a reciclagem materiais dos mesmos e o uso consciente de todos.