A heróica trajetória de Perseu, o filho de Zeus

Perseu
A mitologia grega encanta e batiza milhares de pessoas no mundo até hoje. Mas o que simbolizam esses nomes? Que mensagem nos trazem essas figuras emblemáticas que se misturam com a história das civilizações antigas? Um grande representante dessa constelação é o herói Perseu, traduzido como aquele que destruiu o monstro Medusa.
Perseu era metade deus, metade mortal, fruto de uma relação entre Zeus e Danae. Jogados ao mar pelo seu avô, Perseu e sua mãe foram acolhidos pelo irmão do rei Polidectes. A trajetória heróica do mito inicia a partir de um torneio proposto pelo rei, o qual exigia a cabeça de Medusa – um monstro que transformava em pedra todo aquele que arriscasse olhar nos seus olhos. A prova foi lançada porque o rei, ao desposar Danae, temia perder o posto para Perseu.
O jovem vence a batalha com a ajuda dos deuses Atena, Hades e Hermes, cortando a cabeça de Medusa. Segundo a mitologia, a história ainda se dá em um caminho de outras grandes batalhas, igualmente vencidas pelo bravo Perseu. Ao retornar da missão vitoriosa, ele trava uma terrível luta com o monstro marinho Cetus, vencendo-a em nome da mão de Andrômeda, filha de Cassiópeia.
A última batalha

Sobre
Assim, de volta para casa em companhia da nova esposa, Perseu encontra a cidade em completo caos. Trava-se então nova batalha, desta vez em defesa da própria mãe, ameaçada pelo rei e seus seguidores. Inesperadamente Perseu, então com a cabeça de Mesusa nas mãos, pede que aqueles que estiverem ao seu lado, fechem os olhos.
Assim o fizeram os mais fiéis companheiros de Perseu, e este então ergueu medusa, cujo olhar transformou a todos em pedra. A última conquista lhe dá direito ao trono do rei, posição que ele decide assumir em Tirino e Micenas, onde iniciou sua família, tendo entre seus filhos o destemido Hércules.
Mitologia grega

Lenda
Alguns pontos se confundem na mitologia grega, porém podem-se encontrar registros da lenda que explicam melhor o contexto. Deu-se a história que, junto a Perseu, nasce a profecia de que ele mataria seu próprio avô, Acrísio. Essa, portanto, seria a razão pela qual o avô lançou-o ao mar com sua mãe. Conta-se que, mesmo afastado desde o nascimento, intencionalmente Perseu acaba cumprindo a profecia arremessando por acidente um disco na cabeça do avô durante uma prova esportiva.
A lenda relata também, que ao fim da batalha contra o rei Polidectes, este foi transformado em pedra enquanto pedia-lhe clemência, estátua que teria virado objeto de decoração principal no reino de Perseu.
Por Vivian Fiorio