Imagine o seguinte: você estava prestes a proferir um discurso e percebeu que de repente perdeu a voz. Pior, você estava tendo dores terríveis de estômago, e parecia que centenas de formigas foram rastejar debaixo de sua pele. Não, você não estava doente. Você estava apenas sofrendo de estresse e ansiedade. Falar em público não é brincadeira. Há uma enorme quantidade de pressão envolvida.
Muitas dessas pessoas estão esperando que você cometa um único erro. Além disso, simplesmente o fato de ficar parado por lá faz de você um tema óbvio para ser ridicularizado e alvo de críticas. Mas aprender a falar na frente de alguém é muito importante. Como você pode conseguir um emprego ou gerir uma empresa? Desprovido de habilidades de falar em público, é difícil de comunicar seus sentimentos com os outros.
Há uma Ajuda com a Ansiedade
Reduzir os ataques de ansiedade pela preparação. Você está menos propenso a cometer erros, se você está bem preparado. Criar o projeto pelo menos uma semana antes de entregar. Conheça o local, hora e data do evento, e os tipos de público que você está falando. Acostume-se com o uso de certas ferramentas, como projetores e o PowerPoint.
Praticar
Pratique o seu discurso em voz alta e se possível, com uma audiência simulada. Descubra as técnicas apropriadas de respiração e pausa. Reveja o projeto quantas vezes você pode até que você esteja confiante com ele. Se você estiver usando ferramentas, pratique com elas. E cada vez que você ensaiar, imagine que você está fazendo isso na vida real.
Visualizar
Você pode aprender a superar a ansiedade através da visualização. Esta estratégia permite que você enfrente seus medos de frente. Você também deve alimentar mensagens subliminares para alterar o seu pensamento negativo.
Aqui está um exemplo: Todos os dias antes de sua palestra, feche os olhos e imagine-se em pé na frente do palco, fazendo seu discurso. Enquanto isso, o público está torcendo por você com mensagens positivas, do tipo: “Estamos aqui para você!” “Agradecemos a você!”
Treine com seus Amigos
Esteja praticando na frente de seus amigos e familiares. Às vezes, você pode ficar muito preso dentro de si mesmo e é difícil de detectar seus erros. Assim, quando você treinar, faça na frente dos familiares e dos amigos. Incentive os presentes a criticar o seu discursos, movimentos e forma de entrega. É muito melhor ser julgado por eles do que por estranhos.
Organize-se
Lidar com a ansiedade não tem de ser feito sozinho. Você deve se organizar para aumentar sua eficiência em todas as esferas da vida, para dominar a arte e a ciência de falar em público através de palestras e seminários.