Drácula – O Mito e a Verdade

Conde Drácula é um personagem fictício que foi criado por Bram Stoker, que se baseou na história de Vlad Tsepesh Aka Dracula, um príncipe Empalador, que é quem fazia as torturas de introduzir estacas nas partes íntimas e umbigo das vítimas. Toda essa história começou a ser contada em livros que foram escritos em 1897. Este personagem é um vampiro fictício que já se tornou o personagem com mais aparições na mídia diretamente e também indiretamente, segundo o Guiness Book.

Existem pessoas que são fanáticas por esse personagem, que é o mais famoso do mundo todo. Os fãs conhecem tudo sobre o Conde Drácula e colecionam tudo o que tiver relacionado a ele. Graças a Bram Stoker a lenda dos vampiros ainda continua imortalizada e jamais será esquecida.

Inspiração do Personagem – História

Vlad Dracula acabou sendo a inspiração do autor Bram Stoker por ser muito cruel com seus inimigos, sendo especialista em tortura, mesmo ele não sendo um vampiro como o personagem. Vlad nasceu em 1431, seu pai se chamava Vlad Dracul, que significa dragão ou demônio. Com isso, seu filho se chamou Vlad Dracula, que significa o filho do dragão ou demônio. O Pai de Vlad era membro de uma sociedade cristã romana que se chamava Ordem do Dragão, que foi criada pelos nobres daquela região para poder se defender das invasões dos turcos.

Vlad Dracula era conhecido por sua grande crueldade e também sua perversidade. Uma vez, dois súditos do príncipe se esqueceram de tirar o chapéu ao se reverenciar e ele, então, mandou que fossem pregados os chapéus em suas cabeças. Há também outras lendas que dizem que uma vez o príncipe viu um aldeão com a camisa totalmente suja e então pergunto para ele se sua esposa era saudável e o aldeão respondeu que sim. Vlad mando decepar as mãos dela e arrumou outra esposa, ele mostrou a ela o erro da antiga para que ela não cometesse o mesmo. Ele também possuía prazer em comer em frente de suas vitimas que estavam empaladas, escutando seus gritos de desespero.

Todos esses feitos de Vlad Dracula nos levam a crer que foi ele a inspiração de Blam Stoker para criar seu personagem tão famoso, o Conde Drácula.  Outra coisa que leva a ter certeza da inspiração de Bram Stoker é o fato das tantas batalhas de Vlad, em uma delas ele levou um forte golpe na cabeça que o deixou em coma. Com isso, ao ver que o seu líder caiu, seus homens acabaram batendo em retirada levando com eles seu corpo. Antes que a fuga fosse completada, Vlad acorda de seu coma como se nada tivesse acontecido e volta à batalha, levando todo o seu exército. Ele ganhou uma das batalhas mais sangrenta da história e depois desse feito dizem que voltou como um morto vivo. Este príncipe acabou morrendo em 1476, em uma batalha em que ele se disfarçou de turco.

Biografia do Vampiro Conde Drácula

A biografia do Conde Drácula pode variar muito de obra para obra, sofrendo algumas adaptações, mas o básico é que ele viveu na Idade Média, sendo um Conde da Transilvânia que acabou se tornando um feiticeiro e vampiro que depois de uns séculos foi para a Inglaterra. Ele também pode se transformar em um animal. Na maioria das versões ele se transforma em um morcego, mas em algumas adaptações ele também se transforma em lobo. Na maioria dos filmes do Conde Drácula ele é uma pessoa malvada que procura sempre se alimentar das pessoas e matá-las. Sua história foi inicialmente produzida em livro, que foi escrito por Blam Stoker, depois do livro vieram os tantos filmes.

Filmes do Personagem Conde Drácula

  • Nosferatu, Eine Symphonie des Grauens, lançado em 1922.
  • Dracula, lançado em 1931.
  • Son of Dracula, lançado em 1943.
  • Dracula, lançado em 1958.
  • The Brides of Dracula, lançado em 1960.
  • Dracula: Prince of Darkness, lançado em 1966.
  • Dracula, lançado em 1973.
  • Dracula, lançado em 1979.
  • Bram Stoker’s Dracula, lançado em 1992.
  • Drácula 2000, lançado em 1999.
  • Van Helsing, lançado em 2004.
  • Blade Trinity, lançado em 2004.
  • Drácula 3000, lançado em 2004.

Alguns jogos deste personagem também foram lançados. Algumas histórias em quadrinhos e mangá também foram feitos em se tratando do Conde Drácula. Séries de televisão também foram feitas e o personagem Conde Drácula apareceu inúmeras vezes fazendo participações diretas e indiretas, chegando a receber uma menção no Guiness Book.

Novelas Brasileiras

Duas novelas brasileiras usaram o personagem Conde Drácula em seu roteiro e até mesmo no seu nome, são elas: “Drácula, uma História de Amor”, lançada em 1980 e “O Beijo do Vampiro”, lançada em 2002.

Poderes e Habilidades do Conde Drácula

Como citado na sua biografia, seus poderes e habilidades podem variar de obra para obra, mas há algumas que são básicas do personagem, como sua força sobre-humana, ele poder se transformar em morcego e também em lobo, comandar algumas criaturas noturnas e também o clima, o poder da hipnose e também transformar pessoas em vampiro como ele. O Conde Drácula é imortal, mas apenas se não for atingido em suas fraquezas, com isso ele não envelhece e tem a habilidade de se curar de ferimentos instantaneamente.

Fraquezas do Conde Drácula

Para que ele sobreviva, precisa se alimentar de sangue, tendo que morder pessoas e animais. Ele não possui reflexos nos espelhos e a única forma de ser morto é se for enfiada uma estaca de madeira em seu coração. Há também algumas outras coisas que o deixam mais fraco, como a água benta que pode feri-lo ou afastá-lo, a cruz sagrada, o alho e a prata. O Drácula não pode entrar em sua casa a menos que você o convide, se for colocado um ramo de rosas silvestres em seu caixão ele não consegue sair e ele não suporta a luz solar, com isso dorme durante o dia em seu caixão e sai a noite para se alimentar.

Drácula é um personagem fictício e o mais famoso dentre os vampiros. Suas origens vem tanto do livro Drácula de Bram Stoker quanto parcialmente da figura histórica real do conde Vlad III, príncipe da Valáquia(região da Romênia).

Conde Vlad III

Drácula – O Mito e a Verdade

Drácula – O Mito e a Verdade

Diz-se que o próprio Bram Stoker baseou-se nesta figura histórica para escrever seu livro. O Conde Vlad III Dracula (Dracula significa filho do dragão) era também conhecido como “o empalador” por utilizar a cruel técnica do empalamento (apoiar os executados em uma longa estaca de madeira para uma morte lenta) contra os prisioneiros de guerra e desafetos políticos.

Foi um grande inimigo do império otomano, impedindo sua expansão e foi até mesmo muitas vezes considerado um herói pelos reinos cristãos da Europa. No entanto também era famoso por rapidamente executar qualquer um que se opusesse a seus interesses, o que contribuiu para a reputação sanguinolenta na qual Stoker se baseou.

Drácula de Bram Stoker

Figura

Figura

A obra de Bram Stoker, que definiu o personagem Drácula e muito do que identificamos como sendo um “vampiro”, foi publicada em 1897. O autor inspirou-se em seus longos estudos sobre folclore europeu (em particular na obra “Transylvania Superstitions” de Emily Gerard) para escrever sobre vampiros.

Inspirou também seu personagem Drácula no ator shakespeariano Sir Henry Irving. A obra não teve a popularidade esperada em sua época embora alguns críticos a elevassem a seu merecido status de alta literatura. Stoker enfrentou ainda problemas com direitos autorais, não conseguindo adquiri-los desde a primeira edição.

O livro se inicia com a história de Jonathan Harker, advogado que viaja ao castelo de Drácula para prestar assistência legal em uma transação do conde. No entanto o conde acaba por mantê-lo prisioneiro e absorver o máximo de informações sobre Londres, para onde pretende viajar. Harker mal consegue escapar com vida e enquanto isso, um navio chega a Londres com sua tripulação misteriosamente morta: Drácula chega à cidade.

Lá ele persegue Mina Harker, noiva do advogado e seus amigos, causando a morte e vampirização de uma. Com a ajuda do professor Abraham Van Helsing e vários companheiros, Jonathan consegue descobrir o que está ocorrendo e impedir a morte de Mina.

Os caçadores de vampiro perseguem o conde que tenta fugir de volta a seu castelo, interceptando seu caixão no caminho de volta e conseguindo por fim destruí-lo, mas não sem antes perder a vida de mais um amigo na empreitada.

Outras Obras e Influências

Filme

Filme

Figura presente em inúmeras obras de livros a filmes e jogos, sua aparência clássica foi imortalizada por Béla Lugosi no filme Drácula de 1931. Mas uma das obras definitivas baseada em Drácula (embora tenha enfrentado problemas com direitos autorais adquiridos pela viúva de Stoker) foi o filme alemão Nosferatu, de 1922. O filme tornou-se imensamente popular e um dos ícones do expressionismo alemão.

Uma famosa série de jogos para vídeo-game chamada Castlevania, também se baseou nas histórias de Drácula. O protagonista da mesma é um caçador de vampiros da família Belmont, em referência ao personagem de mesmo sobrenome do livro de Stoker.

Por Guilherme Corrêa

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.