Doença do Sapinho na Boca

Se você é um beijoqueiro ou beijoqueira incorrigível, então deve se preparar para a possibilidade de pegar sapinho na boca. O mais interessante em relação a doença conhecida como Sapinho na Boca, é que é uma micose na boca que é causada pelo fungo Candida Albicans.

O fundo Candida está presente em nosso organismo como um componente da flora de nosso trato gastrointestinal e também genital. Como faz parte de nosso organismo, em geral esse fungo não nos causa nenhum mal, mas pode passar por um processo de multiplicação intenso quando o indivíduo encontra algum tipo de desiquilíbrio em seu organismo. Ou seja, o Sapinho na Boca pode ser uma manifestação que aparece para nos alertar de que algo não vai bem. Uma deficiência no sistema imunológico é uma boa explicação para esse tipo de ocorrência.

As pessoas mais atingidas por esse problema são os bebês, pessoas idosas e também aqueles que sofrem com doenças imunossupressoras como, por exemplo, AIDS e Leucemia. Pessoas que estão usando determinados medicamentos também podem ter como reação esse tipo de sapinho, os medicamentos mais comuns são os quimioterápicos, antibióticos e corticoides. Pessoas que estão na UTI também sofrem com esse tipo de doença.

O sintoma visível do Sapinho de boca é o aparecimento de um tipo de camada branca sobre as mucosas da boca. Porém, atenção, pois essa camada branca pode se estender também para as bochechas e restante da boca. Para quem usa próteses ou dentadura, o Sapinho de Boca é uma constante, pois é uma inflamação recorrente.

Nos bebês essa camada branca pode facilmente ser confundida com resto de leite, e além da boca pode ser encontrada debaixo das unhas e nas dobras do corpo. Esse diagnóstico pode ser feito através do exame clínico e também a partir do histórico do paciente. O tratamento mais comum do Sapinho de boca faz uso de remédios antifúngicos diretamente na região afetada com a camada branca.

Sapinho na Boca

Sapinho na Boca

Apesar de ser um problema que num primeiro momento não parece muito grave, ele deve ser tratado com toda a sua atenção se houver um espalhamento do problema para outras partes do corpo como, por exemplo, esôfago, unhas e dobras cutâneas. Nesses casos é necessário começar a realizar um tratamento antifúngico via oral.

Para evitar esse problema é importante que quem está passando por um grande tratamento com antibióticos mantenha uma alimentação rica em pro bióticos. Se você usa dentadura ou tem próteses, então mantenha tudo sempre bem limpo.

O sapinho na boca do sapão

Além do sapinho de boca (doença) também podemos encontrar um novo tipo de sapinho na boca do sapão. Está na internet a foto de um sapinho que de algum jeito se enfiou na boca de um sapão.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.