Democracia e ditadura estão presentes desde a época dos primórdios da humanidade. O homem começou a pensar e percebeu que a regra do mais forte prevalecia. Com a expansão da Grécia Antiga os pensamentos começaram a se sobrepor sobre a força física, pelo menos em Atenas, berço do raciocínio filosófico político do Ocidente. Na modernidade os candidatos públicos exercem a liberdade de expressão ou segue ordens estabelecidas por poder militar e soberano da nação.
Significado De Democracia?
Consiste em regime político no qual o poder da tomada de decisões importantes está nas mãos do povo. Ou seja, membros da população podem ser eleitos para exercer cargos no poder legislativo ou executivo. O governo para o povo se opõe de maneira direta com ditaduras ou totalitarismo. Políticos escolhidos pela população são eleitos conforme voto popular. Neste sentido as pessoas que tomam decisões políticas são representantes do povo.
A República da Roma Antiga descreve diversos exemplos de como o Estado Democrático pode ser corrompido. Talvez o grande paradigma esteja no general Júlio César, que se declarou ditador vitalício do Império após conquistar a Gália e o Egito. Marco Antônio chegou a oferecer a coroa de rei para César em praça pública, rejeitada porque o povo gritava assustado contra a ascensão de um rei. Os romanos já tinham vivido o regime aristocrata antes e lutava com todas as armas contra a ditadura imperial.
Em termos gerais a características fundamental da democracia está na figura do povo como peça central do regime. Cidadãos possuem direitos e deveres estabelecidos como regras que regem a ordem da sociedade. Especialistas apontam que existem dois tipos de regimes democráticos: Puritana (vontade direta popular expressa em voto direto e com caráter particular) ou representativa (povo expressando vontade conforme eleição dos representantes).
Disfunções democráticas acontecem quando a democracia permita violações particulares à população, como escutas telefônicas, por exemplo. Quando os investigados não possuem “culpa no cartório” a prática se torna então ditatorial, o peso negativo pode aumentar quando a justiça não permitiu a investigação implícita.
Liberdade e Igualdade Para Todos
Não se pode ignorar que o capitalismo soube abraçar as causas democráticas para evoluir de maneira a se tornar principal regime econômico principal da modernidade. A Inglaterra foi talvez à primeira nação em abolir a escravidão de maneira oficial, mas para expandir a ideia de capital do que preocupação relacionada com os direitos humanos.
Os EUA tiverem a Guerra de Secessão (1861-1865) na qual os países confederados do Sul eram contra o fim da escravidão que estava sendo proposto por Abraham Lincoln e as nações do Norte. O fim da abolição chegou com o fim da batalha civil.
Lincoln fez diversas campanhas colocando a democracia na mesma medida do fim do trabalho escravo que em tese construiu a infraestrutura completa da nação independente pouco mais do que cem anos. No entanto acabou assassinado porque a ditadura sulista não aceitava a derrota ideológica e militar.
Críticos da democracia apontam que o estado de igualdade entre todos jamais foi conquistado durante toda a história da humanidade. Para eles o Estado democrático representa principal utopia do povo, sendo que para poucos ficarem ricos muitos precisam trabalhar de maneira exploratória, mesmo que seja sobre as vias legais. Karl Marx acredita que o futuro das ideologias democráticas está no comunismo, ou seja, total igualdade e ausência de poder ou donos de meios de produção que suprimem a classe trabalhadora.
Significado De Ditadura?
A ditadura está caracterizada por imposição da obrigatoriedade do líder. Considerado regime antagônico da democracia. A existência do líder único consiste em característica principal. Regimes nazistas, fascistas, socialistas e militares foram realizados sem a necessidade do voto popular. O povo possui direito apenas de trabalhar sem contestar o trabalho exercido no poder público.
Por teoria se concebe ditadura por presença de ditador, pessoa que detém dos poderes e controle da liberdade dentro da nação. Outra característica está na falta de participação popular. O poder está concentrado em instância singular, ao contrário da democracia moderna, erigida por três níveis: Legislativo, Executivo e Judiciário.
Roma apreciava a ideia de igualdade entre a população, pelo menos por teoria. Porém, quando os fatos sociais saiam do controle o Senado se reunia no sentido de fornecer o poder para ditadores incumbidos em retornar à normalidade.
Na época da fuga de Spartacus diversos generais militares foram eleitos para conter o avanço da rebelião escrava. Interessante notar que os principais ditadores estavam em batalhas disputadas longe do território romano, nenhum queria voltar para lutar por causa do pouco julgamento de valor que envolvia a respectiva luta.
Aristóteles e Platão entram em convergência ao afirmar que ditadura representa principal marca da tirana. Consiste em quebrar as regras estipuladas pela sociedade, estabelecidas após milhares de anos culturais. Terror e desrespeito às liberdades individuais da população civil representam marcas dos métodos utilizados para conquistar e manter o poder.
Especialistas apontam que o Império de Roma fundado por Augusto tinha semelhanças peculiares com as ditaduras modernas que se proliferaram ao longo da história moderna, tirando o fato do valor da religião ser diminuído após a Revolução Francesa.
Ditadores Que Entraram Para História
Fidel Castro é conhecido como ditador que mais tempo ficou no poder em toda a história da América Latina. O regime continua mesmo na atualidade, com a presença de familiares exercendo o poder público. Vale dizer sobre a ditadura de Stroessner, que conseguiu ficar no poder por mais de três décadas, representando principal modelo autocrata da modernidade dentro do continente sul-americano. O general conseguiu manobrar a imagem do poderoso Partido Colorado, assumindo a liderança partidária em parte dos anos que ficou no poder.
Quando as ações ditatoriais ultrapassam os limites geográficos pode existir alto risco de guerra entre as nações. Exemplo principal do século XX esteve na presença de Adolf Hitler, que aproveitou o antissemitismo enraizado desde os personagens bíblicos para justificar crises e prosperar as ideias barbaras de domínio ariano.
Júlio César também é conhecido pela ditadura que aplicou dentro e fora de Roma no sentido de se impor como ditador dominador. Durante as expedições da Gália o general deixou 20 mil mulheres e crianças gaulesas morrerem de fome durante as batalhas finais que culminou na vitória romana.
Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier