Portugal
Portugal, nomeado oficialmente como República Portuguesa, é um país que se inclui na lista dos Países Soberanos, que são países que possuem qualificações específicas, como população permanente, governo, território definido e capacidade de manter boas relações com outros países. Esse país se localiza na parte do sudoeste da Europa, mais precisamente na zona ocidental da Península Ibérica – Península formada por Espanha, Gibraltar, Portugal, Andorra e parte da França.
O território de Portugal tem sido povoado dentro das suas fronteiras desde a época pré-histórica, e esse povoamento se dá principalmente por povos como celtas, lusitanos e galaicos, além de mais tarde os povos germânicos, que acabaram por colonizar Portugal.
Até 1910, Portugal adotava um regime monárquico, tendo seu fim com uma revolução. A partir disso, adotou-se um regime parlamentarista, porém, a Primeira República Portuguesa foi marcada por muitas instabilidades, dando lugar ao regime militar ditatorial, até que a Democracia Representativa foi aplicada em 1974, por meio de uma revolução conhecida como Revolução dos Cravos.
Hoje em dia Portugal é considerado um país desenvolvido. Ele possui um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), considerado bastante elevado. Ele também se encontra na décima nona posição a respeito de qualidade de vida, pois conta com um dos melhores sistemas de saúde de todo o mundo. Além disso, também é considerada uma das nações mais pacíficas e mais globalizadas do planeta. Portugal também é membro da Organização das Nações Unidas (ONU) e membro da União Europeia.
A composição étnica e genética dos portugueses mostram uma baixa diferenciação entre eles, e destaca uma base consolidada na Europa Paleolítica. Também houveram migrações na Idade do Cobre, Bronze e Ferro, contribuindo imensamente para a composição do país.
A língua oficial de Portugal é o português, possuindo mais de duzentos milhões de falantes nativos, contribuindo para torna-la a terceira língua mais falada no ocidente e a quinta mais falada no mundo. A constituição de Portugal presa pela liberdade religiosa e igualdade entre as mesmas, e ainda assim cerca de oitenta por cento da população se considera católica.
Portugueses
Os portugueses são um grupo étnico de origem em Portugal, que é o país que foi detalhado acima. Em questão de genética, depois de vários estudos, foi apontada uma baixa diferenciação entre os portugueses entre si, tendo como principal base a origem paleolítica e a da Europa continental. Essa base genética permanece a mesma pelo menos nos últimos quarenta milênios, sofrendo leves mudanças acarretadas majoritariamente pelos povos que imigraram para Portugal.
Já no aspecto migratório, as presenças mais significativas são dos povos celta, romanos, germânicos e mouras. A influência dos povos vizinhos e de outros países também foi bastante relevante, além das relações coloniais com o Brasil, com a África e com o Índico. Esses aspectos são relacionados a influências mais antigas. As influências mais modernas aconteceram devido aos processos migratórios que aconteceram do final do século XX, até os dias atuais, sendo bem observado a entrada de povos ciganos no país. Assim sendo, Portugal é visto como um país bem receptor de imigrantes, recebendo pessoas principalmente de suas ex-colônias, além de alguns imigrantes de países como a Ucrânia e até mesmo a China.
Esses povos citados acima contribuíram diretamente na construção e solidificação da cultura portuguesa, como por exemplo na música, teatro e dança. As músicas portuguesas – tanto a tradicional, como a clássica – são extremamente diversificadas. As de cunho mais tradicional, buscam retratar a historia do país, já as mais contemporâneas são as que de fato recebem a influência do exterior, principalmente de países como África, Brasil e ainda Estados Unidos.
Já o teatro teve presença mais significativa no país no século XVI, tendo como principal idealizador (considerado até mesmo o “pai” do teatro) Gil Vicente, um grande dramaturgo português. Inicialmente o teatro cativava apenas pessoas de classe social mais alta, porém no século XX ele foi popularizado. A dança e o folclore de Portugal são bastante variados, de modo que cada país tem sua tradição mais peculiar. Nos dias de hoje as danças seguem um estilo mais erudita e são difundidas por bailarinos profissionais.
A culinária portuguesa também recebe bastante destaque no aspecto cultural, já que é reconhecida mundialmente. Ela conta com muitas influências mediterrânicas e atlânticas, isso sendo visível ao analisar em como o peixe é um alimento tradicional no país.
Curiosidades Sobre os Portugueses
Em geral, nós carregamos vários estereótipos sobre os portugueses, como por exemplo achar que todas as mulheres portuguesas tem buço, ou criar uma grande rivalidade entre os portugueses e os espanhóis. Também há a ideia de que os portugueses tem sua dieta resumida em bacalhau, ou que eles todos são católicos extremamente religiosos e fervorosos. Porém, isso tudo são ideias errôneas, ou pelo menos muito aumentadas, não definindo totalmente os portugueses. Ainda assim, existem algumas coisas sobre os portugueses que podem causar um certo tipo de estranhamento, e despertar curiosidade em pessoas que não estão inseridas nessa cultura.
Uma delas é o fato de que há uma espécie de rivalidade entre os portugueses do sul e do norte. Os portugueses do sul, dizem que os do norte são muito conservadores e reservados, passando uma aparência de mal humor e descaso, além de alegarem que a pronúncia deles é falha. Já os portugueses do sul, se acham superiores aos do norte em diversos aspectos, e também alegam que eles são responsáveis por prejuízos econômicos.
Outra curiosidade é que nos últimos treze anos, a vitória do campeonato nacional de futebol sempre fica ou com o time do Porto, ou com o time do Benfica. Assim, nunca é surpresa para os portugueses os resultados desses títulos. A programação de TV deles também é bastante monótona, sendo voltada principalmente para o público feminino.
Também existe o fato e que os portugueses tem o hábito de ler livros de auto ajuda, mas não tem o costume de procurar apoio psicológico, e ainda assim Portugal é um dois países europeus que mais fazem o uso de antidepressivos e ansiolíticos.
Há ainda a curiosidade de que os portugueses consomem a apreciam muito o café, principalmente o café expresso. Eles tem o hábito de consumir essa bebida nas mais diversas horas do dia. O café de Portugal é um dos mais baratos e de melhor qualidade de toda a Europa. Os portugueses também apreciam bastante o cigarro, e cerca e vinte e cinco por cento da população fuma. Por esse motivo é comum existir lugares reservados para fumantes em todos os ambientes, e até mesmo a possibilidade de ter intervalos no meio do trabalho para que as pessoas possam fumar.
Existem várias outras curiosidades sobre os portugueses, e também muitas características que nos tornam mais próximos deles, os quais nos permite observar que temos mais coisas em comum do que pensamos.