Curiosidades Sobre Embarcações Pra Lá de Esquisitas!
Desde as caravelas, canoas e qualquer outro meio de transporte aquático, o homem vive procurando maneiras de vencer os oceanos. Com os navios, os homens conseguem cruzar os mares com segurança e conforto – tanto que os navios pararam de ser apenas meios de transporte e viraram também uma modalidade de passeio, como os cruzeiros. Em busca mais eficiência e rapidez, vários tipos de navios já foram idealizados para aumentar a segurança em caso de choques, evitar naufrágios e proporcionar ainda mais conforto.

Trabalho
Conheça o Navio Vertical, Que Pretende Revolucionar a Forma Como Navegamos:
Por enquanto o projeto de um navio vertical ainda está em fase de planejamento. O barco, denominado “Sea Orbiter” não é um projeto de passeio, mas sim para pesquisas marítimas. A idéia é que ele seja uma estação para estudo de oceanografia – com a vantagem de ser móvel, o que permitirá estudos mais avançados. Para garantir a construção da estação, serão necessários 35 bilhões de euros.
Detalhes Técnicos do Projeto:
- O projeto possui 51 metros de altura, e 31 de comprimento total.
- Apesar do tamanho gigante, a capacidade para tripulantes é pequena: apenas 18 pessoas poderão tripular o navio.
- Os dois andares superiores (acima do nível do mar) compreendem a sala de comando e de comunicação do navio.
- O casco do navio é 5 vezes mais grosso e resistente que o normal.
- Sob a água, ficam 31 metros do navio.
- Para manter toda essa estrutura em pé, um lastro de 450 toneladas é acoplado ao navio. Por segurança, os parafusos que o prendem são explosivos, para facilitar a retirada do lastro no caso do navio encher de água.

Pesquisa
O navio ainda conta com equipamentos para auxiliar nas pesquisas, como câmeras especiais e robôs que auxiliarão os mergulhadores a classificar e explorar o mar. Esses robôs atingem até 600 metros de profundidade.
Veja Outros Navios Diferentes e Sustentáveis:
Planet Solar
Este navio projetado pela Alemanha deverá ser lançado e partir em sua primeira missão já em 2010. A proposta deste navio é ser e mais rápido do mundo! E ele ainda é movido a energia solar, o que o torna ecologicamente correto. Pelos cálculos dos engenheiros do projeto, o navio levará duas semanas para cruzar o oceano Atlântico.

Curiosidades Sobre Navios
Plastiki
Os Estados Unidos possuem um projeto que também será lançado esse ano. Também ecologicamente correto, o projeto Plastiki não recebeu este nome a toa: ele é feito de 12.500 garrafas plásticas, e possui uma horta na proa para que a comida dos tripulantes seja cultivada. A pretensão dos construtores do navio é que ele consiga cruzar o oceano Pacífico, dos Estados Unidos até a Austrália.
Andressa Silva.