Muitas pessoas acham que os brasileiros não possuem boas ideias, ou que qualquer coisa que seja novidade é inventado em outros países, menos no Brasil. Mas saiba que o Brasil não é só o país do samba, da bossa-nova, da caipirinha e outros como é conhecido, e sim de muitas invenções que você não imagina.
Conheça agora um pouco da história de invenções brasileiras para você ter a certeza de que o Brasil também é um país do qual possui cientistas e pesquisadores com bons projetos. A grande diferença entre o Brasil e os outros países, considerados países de invenções, é que no Brasil há uma grande falta de apoio e reconhecimento, o que faz com que as invenções acabem pelo caminho ou até mesmo, em mãos estrangeiras.
Nosso 1º Inventor
Nascido no ano de 1685 em Santos, Bartolomeu Lourenço de Gusmão, foi um cientista, padre católico e inventor, o qual morreu no ano de 1724 em Toledo. Gusmão, era apelidado de “padre voador”, ele ficou famoso por ter inventado o primeiro aeróstato operacional, o qual colocou o nome de “Passarola”. Ele é considerado uma das maiores figuras de toda a história da aeronáutica mundial. Ele não foi apenas o primeiro inventor do Brasil, mas sim das 3 Américas.
Santos-Dumont e suas Invenções.
Nascido no ano de 1873 em Palmira, Minas Gerais, Alberto Santos-Dumont foi um engenheiro-mecânico bastante criativo, o qual morreu no ano de 1932 em Guarujá, São Paulo. Quando ainda criança, Santos-Dumont criou aviõezinhos com hélices acionadas por elásticos. Já quando adulto, ele trouxe o primeiro automóvel movido a petróleo para o Brasil. Porém, foi em Paris que seu talento e sua criatividade foram reconhecidos.
Conheça Algumas Invenções de Santos-Dumont
Balão a gás de pequeno porte – Esse revolucionou a construção de aeróstatos. Em homenagem à terra natal de Santos-Dumont, foi batizado de Brasil;Dirigível – Dumont inventou o primeiro dirigível, após colocar em um balão a gás um motor movido a petróleo. O modelo nº9 foi o primeiro balão a dar a volta à torre Eiffel;Avião – “o 14 Bis foi a primeira aeronave mais pesada que o ar a levantar vôo por seus próprios meios”. Ate nos dias de hoje, há a dúvida de quem foi que apresentou a ideia primeiro, se foram os irmãos norte americanos Orville Wright e Wilbur, ou Santos-Dumont, porém as provas favorecem muito o brasileiro.O percursor do ultraleve – Um avião mais rápido, menor e com maior possibilidade de controle que o 14 Bis, é o Demoiselle 20, o qual foi o último invento aeronáutico de Santos-Dumont e o primeiro ultraleve da história.
Ele tinha envergadura de 5,50 m, comprimento de 5,55 m e 115 kg.Relógio de pulso – Dumont pediu um dia ao seu amigo e famoso relojoeiro Louis-François Cartier, que transformasse seu relógio de bolso em um relógio colocado no pulso, usando no lugar da corrente, uma alça. O modelo do relógio tornou-se rapidamente moda em Paris e de lá para todo o mundo.Hangar com portas de correr – Para fechar o galpão onde ele montava as suas invenções, em 1990, Santos-Dumont colocou portas que corriam sobre rolamentos no galpão. O primeiro hangar do mundo tinha 7 metros de largura, 11 metros de altura e 30 metros de extensão.
Outras Grandes Invenções Brasileiras
– Urna eletrônica para votação
A urna eletrônica foi desenvolvida por Carlos Prudêncio, juiz eleitoral, em parceria com seu irmão, proprietário de uma empresa de informática, Roberto Prudêncio. O primeiro modelo foi testado em Santa Catarina, em 1988. Após alguns anos de aperfeiçoamento, em 1995 aconteceu a primeira eleição computadorizada em Santa Catarina, na cidade de Xaxim.
– Bina
Conhecido como Bina, esta invenção é um sistema de identificação de chamada, que foi inventado pelo brasileiro Nélio Nicolai, em 1982. Apesar do Nélio ter patenteado o produto, atualmente ele trava uma árdua batalha com as operadoras telefônicas e até agora não ganhou nada com sua invenção.
– Walkman
O walkman foi criado por Andreas Pavel, que nasceu na Alemanha e mudou-se para o Brasil com seis anos de idade. Mas tarde, ele teve a ideia de criar um aparelho onde pudesse ouvir musicas em qualquer lugar. “Ele pesquisou, montou o equipamento e patenteou-o”. Ele ainda tentou vender a ideia para algumas fábricas de produtos sonoros, porém não houve interesse de nenhuma. Até que s Sony, em 1979, colocou o walkman no mercado, o qual bateu recordes de vendas no mundo.
– Máquina de escrever.
http://www.youtube.com/watch?v=1ZI-ThATZeAEssa invenção também nasceu no Brasil no século XIX. A ideia de adaptar um piano de 24 teclas foi do padre João Francisco de Azevedo, para que ele pudesse imprimir letras em um papel. Doente e velho, o padre Azevedo, ingenuamente, entregou a sua invenção para George Napoleón, um negociante que garantia ter interessados em fabricá-la nos Estados Unidos. O padre Azevedo nunca mais teve notícias desse negociante, porém, alguns anos depois, foi apresentado por Christofer Sholes, nos Estados Unidos, um modelo quase igual. Em seguida, a ideia foi comprada pela empresa Remington, onde passou a vender o invento em escala comercial.
– Fotografia.
O primeiro homem a descobrir uma forma de gravar imagens com o uso de luz vive no território brasileiro, mas não é brasileiro. O francês Hercule Florence, morador da cidade de Campinas, no interior de São Paulo, descobriu um método para imprimir fotos utilizando papel sensibilizado com nitrato de prata. Enquanto ele desenvolvia o seu trabalho em silêncio, havia uma pesquisa parecida em andamento na França. As pesquisas de Joseph Niépce e Louis Daguerre são consideradas o ponto inicial da fotografia e ambos herdaram a paternidade da invenção. Assim, Florence ao saber da conquista da dupla francesa, abandonou suas pesquisas.
Outras Invenções Brasileiras
– Cartão telefônico – por Nélson Guilherme Bardini;
– Coração artificial – por Aron de Andrade;
– Copo americano – por Nadir Figueiredo;
– Escorredor de arroz – por Therezinha Beatriz de Andrade;
– Futevôlei – por Otávio Morais;
– Lacre de segurança de plástico – por Eduardo Lima;
– Orelhão – por Chu Ming Silveira;
– Painel eletrônico – por Carlos Eduardo Lamboglia;
– Sangue artificial – por Eliana Abdelhay;
– Tênis computadorizado – por Alpagartas Brasil;
– Vacina contra Hepatite B – por Nicolai Granovski.