Como Saber Se Sou Descendente de Judeus?

Como Saber Se Sou Descendente de Judeus?

A população do Brasil é composta de descendentes de vários países. Segundo especialistas, existem milhões de descendentes de judeus no Brasil, mas que desconhecem esse fato. Eles afirmam que grande parte dos cidadãos brasileiros tem sua origem nas tribos de Israel. O fato é que essa descendência se esconde por detrás de sobrenomes espanhóis e portugueses, que eram adotados pelos judeus para conseguirem fugir da perseguição e da morte.

A verdade á que, quase que todas as pessoas não se preocupam em saber a sua origem. Por isso, elas não fazem ideia que uma grande parcela da população do Brasil tem descendência judaica. Para descobrir qual a sua linhagem, não é preciso fazer teste de DNA, ou coisas do tipo.

Judeus no Brasil

A igreja católica perseguiu e matou muitos judeus de forma errônea durante a Idade Média. Isso acontecia no período da inquisição, em que eles queimavam judeus na fogueira. Como forma de enganar e conseguir fugir, muitos mudavam o seu sobrenome. As pessoas de origem judaica se viam obrigados e se converter à fé da Santa Cruz, onde praticavam o judaísmo oculto. O que se imagina é que muitos judeus erradicaram no Nordeste. E que eles ainda teriam ajudado, como fizeram os portugueses, a formar o Brasil Colônia.

Sobrenomes Judeus

É preciso fazer uma pesquisa apurada sobre os sobrenomes judaicos. O sobrenome é uma boa maneira de investigar a ancestralidade. Essa informação será uma maneira de iniciar a sua pesquisa de ancestralidade, mas é apenas o começo da sua pesquisa. Existem vários sites onde podemos pesquisar sobre sobrenomes judeus.

Conforme registros históricos, os judeus que se converteram ao cristianismo com a intensão de fugirem da morte, podiam ser encontrados, em sua grande maioria, em Minas Gerais, Rio de Janeiro e na Bahia. Porém, a grande maioria dessas pessoas teriam sido presas e mortas. Dentre os seus sobrenomes estão: Costa, Ribeiro, Corrêa, Henriques, Cunha, Valle, Sá e Mendonça. As pessoas que têm algum desses sobrenomes podem ser descendentes de judeus.

Anita Novinsky, uma pesquisadora, é a autora de algumas obras nas quais ela relata curiosidades sobre a religião judaica e como foi a difusão da mesma pelo Brasil. Nas obras, ela apresenta muitos sobrenomes que podem ser indícios de descendência judaica, como Azevedo, Aguiar, Batista, Araújo, Campos, Albuquerque, Botelho, Dias, Castro, Faria, Correia, Duarte, Freitas, Fernandes, Gonçalves, Gama, Lemos, Gois, Medeiros, Oliveira, Lopes, Paiva, Mendes, Pessoa, Rego, Pimentel, Ribeiro, Quaresma, Saraiva, Rodrigues, Vasconcelos, Soares, Veloso e Teixeira. Esses são alguns exemplos.

Existem também pessoas com sobrenomes de animais, coo Leão, Coelho e Carneiro; nomes de árvores, como Oliveira e Pereira, por exemplo; e nome de fruta, como Lima. Essas pessoas têm boas chances de serem descendentes de judeus.

Outra situação são as pessoas com nariz grande e que têm um calo ósseo grande. Esses também podem ter descendência judaica.

Haviam judeus até mesmo na expedição que Pedro Álvares Cabral fez para o Brasil, como é o caso do Capitão-mor Gaspar Lemos. Ele tinha um grande prestígio perante o Rei D. Manuel.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários não estão liberados.