Discurso como Negociação
O ato de discursar para um determinado público é uma maneira de negociação tão efetiva como qualquer outra. Porém para que ela surta o efeito desejado alguns itens devem ser observados, como por exemplo: A negociação deve ser condizente com o aspecto intelecto-cognitivo da platéia que está assistindo, e o palestrante deve construir uma relação de confiabilidade e credibilidade. Seguindo os seguintes preceitos:
– Transmissão de credibilidade para o público que o está assistindo através da premissa que de tudo que for prometido será cumprido
Coerência na fala do palestrante ou seja, a platéia deve sentir que ele diz o que realmente pensa e não o que o público gostaria de escutar.
– Ter consciência de que a aceitação dos outros é fundamental para que se estabeleça uma boa comunicação e negociação. Ser receptivo às outras pessoas que são diferentes de nós, nas ações valores, necessidades ou sentimentos é uma qualidade essencial para quem deseja fazer sempre bons negócios
– Sinceridade e clareza no discurso- O fato de dividir conhecimento pode ser uma atitude muito proveitosa para agregar habilidades na concretização dos negócios nas empresas.
Importância da Confiabilidade
Para aquele negociador que representa uma marca ou empresa e quer passar credibilidade aos seus clientes, uma das ações fundamentais é passar confiança para eles já que é muito pouco provável que uma pessoa estabeleça qualquer tipo de negociação com alguém em quem não confie. Por isso, a pessoa que é responsável por apresentar seu produto para um grande número de pessoas que podem vir a ser seus prováveis clientes deve se dispor a passar o conteúdo de seu discurso de forma que os indivíduos do outro lado creiam de verdade no que ela está dizendo.
Essa relação diz respeito também ao elemento aceitação, ou seja quando o palestrante discursa ele deve ser aceito pelos seus ouvintes, e essa aceitação inclui seus discurso, gestos, maneira de falar. Por isso, as palavras escolhidas ao se discursar para uma grande platéia deve ser feita de uma maneira cuidadosa para se evitar possíveis má interpretações que possam vir a prejudicar as negociações feitas dentro do ambiente corporativo.
Importância da Flexibilidade
Outra habilidade de extrema importância para quem fala para um público de empresários é demonstrar além de vasto conhecimento do assunto que discursa, uma flexibilidade para entender que as demandas e necessidades das outras pessoas são tão importantes quanto as nossas.
O profissional dentro das instituições empresariais deve sempre estar apto a provocar e também a sofrer mudanças em sua conduta dentro da corporação, visando a uma maior interação com os outros funcionários ou para se adequar a uma nova norma estabelecida. A flexibilidade é também muito importante no processo de negociação, pois um bom empresário é aquele que consegue chegar a um resultado financeiro satisfatório tanto para ele quanto para o outro através de um diálogo franco e aberto.
Salete Dias