Atlético Mineiro

O Atlético Mineiro, também conhecido popularmente como Galo, mas oficialmente é Clube Atlético Mineiro. È um clube mineiro de futebol com sede em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Atlético Mineiro

Atlético Mineiro

Origem e História

É o clube mais velho de futebol da capital mineira, fundado em no dia 25 de março de 1908.  Foi fundado por um grupo de 22 estudantes que trocaram as aulas regulares por uma reunião no coreto no centro de BH, no Parque Municipal.

O grupo de 22 jogadores era formado pela defesa Mauro Brochado, Leônidas Fulgêncio e Eurico Catão; no meio campo Mário Toledo e os irmãos Hugo e Raul Fracolli; e no ataque Mário Lott, Francisco Monteiro, Benjamim Moss Filho e Margival Mendes Leal.

Mais tarde também se juntaram Mario Neves, Carlos Maciel dentre outros.

O primeiro jogo ocorreu oficialmente no dia 21 de março de 1909, no qual o Atlético Mineiro ganhou o jogo contra o Sport Clube Futebol por 3 a 0, na casa do Sport. O Sport pediu revanche, mas foi novamente derrotado. Iniciou-se assim, a trajetória de sucesso do Galo dentre os maiores times do Brasil.

Títulos e conquistas

Vitórias

Vitórias

Após seis anos de sua origem, o Galo estava a conquistar a Taça Bueno Brandão, torneio realizado em Minas Gerais. Vencendo assim, o seu primeiro campeonato oficial de futebol de Minas.

Sua primeira grande conquista ocorreu o Campeonato Brasileiro no ano de 1987, onde deixou para trás os principais candidatos ao titulo na época, Santos, Botafogo, Corinthians e Cruzeiro.  O clube conquistou 40 vezes o Campeonato Mineiro.

Porém, no ano de 2005, podemos considerar o pior período na historia do clube, onde este foi rebaixado para Série B do Campeonato Brasileiro. Mas o clube conseguiu voltar a Serie A, no ano seguinte.

Grandes Nomes do futebol

Camisa

Camisa

Grandes astros do futebol mundial já vestiram a camisa do Galo.

Podemos começar a listar pelos goleiros Taffarel e Velozo, goleiros da Seleção Brasileira na Copa de 94.

Não poderia deixar de ser falado, da dupla de atacantes Dadá Maravilha e Reinaldo. Reinaldo é o maior ídolo do clube, sendo o maior artilheiro do clube com 255 gols vestindo a camisa. Ele ficou conhecido por sua grande habilidade e genialidade com a bola, com seus grandes dribles e gols espetaculares, nos seus 12 anos atuando pelo Atlético Mineiro.

Também grandes treinadores passaram pelo Galo, dentre eles Abel Braga, Emerson Leão, Carlos Alberto Parreira, Carlos Alberto Silva, Jair Pereira, Mussula, Levir Culpi, e Telê Santana, técnico que mais vezes dirigiu o clube, totalizando 434 partidas.

Rivais

Sem duvida o maior rival do Atlético é o outro grande clube mineiro, o Cruzeiro. Essa história já surge de muitos anos atrás, desde o inicio da década de 1960. Na historia dos confrontos, o Atlético saiu vitorioso 187 vezes, contra 149 vezes do Cruzeiro e 120 empates.

História

O Atlético Mineiro surgiu, quando um grupo de estudantes que estava reunido em 25 de março de 1908 no coreto do parque municipal, em Belo Horizonte, decidiu criar o Clube Atlético Mineiro. Um time que segundo eles, romperia as fronteiras de Minas e do Brasil e iria se tornar um dos maiores clubes do mundo. Durante sua existência, o time respeitava o povo, fazendo assim, com que o clube crescesse.

Em 21 de março de 1909, o Atlético venceu o Sport por 3 a 0, fora de casa. O Sport pediu revanche e perdeu novamente, desta vez por 2 a 0. Na terceira partida entre estas equipes, o Atlético ganhou de nada mais, nada menos que 4 a 0, causando então, a extinção do adversário (Sport).

Em 1908, o Atlético foi o primeiro time de minas que trocou as bolas de meia pelas bolas de couro. Seis anos depois, aconteceu em Minas o primeiro torneio de futebol – a Taça Bueno Brandão, sendo o Atlético, o vencedor. Organizado pela Liga Mineira de Esportes Terrestres (hoje Federação Mineira de Futebol – FMF), o primeiro campeonato oficial de futebol do Estado foi vencido pelo time – 1915.

Foi em 1929, que o clube jogou pela primeira vez (dos times de MG) em um jogo internacional e venceu o Victória de Setúbal (campeão português, na época) por 3 a 1. A partida ocorreu no estádio Antônio Carlos (também conhecido por Estádio de Lourdes), o qual foi um dos primeiros do Brasil a instalar refletores e foi inaugurado em 30 de maio de 1929. Na partida de inauguração o Atlético disputou contra o Corinthians, e venceu por 4 a 2.

Em 1930, o atacante Mário de Castro (jogador do Atlético) recusou o convite feito pela Seleção Brasileira, alegando que não iria vestir nenhuma camisa que não fosse a alvinegra, e com ela, marcou quase 200 gols (195) em somente 100 jogos, o que é provavelmente a maior média do futebol mundial.

A FBF (Federação Brasileira de Futebol, atual Confederação Brasileira de Futebol – CBF) organizou em janeiro de 1937 o primeiro torneio interestadual profissional. Nele foram reunidas as equipes vencedoras dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, e foi vencido pelo Atlético.

Em 1950, disputou na Europa dez partidas contra times Alemães, Austríacos, Bélicos, Luxemburgueses e Franceses. Dos quais venceu seis, empatou dois e perdeu apenas dois. Em 1970, no México, a Seleção Brasileira conquistou o tricampeonato mundial, e um ano antes, em 1969, o Atlético se tornou a única equipe, do mundo, a derrotar a Seleção.

E foi em 1971 que o Atlético se tornou o primeiro Campeão Brasileiro, quando conquistou o título após vencer o São Paulo e o Botafogo no triangular final da competição. E como ultima escrita pioneira, o time foi o primeiro da América a conquistar a Copa Conmebol, em 1992.

Atlético Mineiro

Galo – Mascote

Foi em 1945, que o chargista Mangabeira foi incumbido de desenhar o mascote do clube. Depois de muito pensar, desenhou o Galo forte e vingador, ao que explicou que o time é e sempre foi de muita raça. E parece um galo de briga, que não se entrega e luta até a morte.

Galo Forte

Títulos

Segundo a revista placar, o Atlético é o time que mais conquistou títulos no futebol brasileiro durante o século XX. Os títulos do Clube Atlético Mineiro são:

Torneio Campeão dos Campeões (1937)
Campeão Brasileiro (1971)
Torneio de Leon (1972)
Torneio Conde de Fenosa (1976)
Torneio de Vigo (1977)
Torneio Campeão dos Campeões do Brasil (1978)
Torneio Costa do Sol (1980)
Torneio de Paris (1982)
Torneio de Bilbao (1982)
Torneio de Berna (1983)
Torneio de Amsterdã (1984)
Troféu Ramon de Carranza (1990)
Torneio de Cádiz (1990)
Bicampeonato da Copa Conmebol (1992/97)
Copa Centenário de Belo Horizonte (1997)
Taça Millenium (1999)
Three Continent`s Cup (1999)
40 Títulos estaduais

Titulos

Samuel Castro

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.