A avaliação de desempenho profissional não é um processo novo, pois vem sendo feita há muito tempo,desde que começou a relação de empregado e empregador, onde o primeiro sempre tinha seu trabalho avaliado pelo seu patrão.
História da Avaliação de Desempenho
O Serviço Público Federal norte-americano já no ano de 1842, implantou um programa de trabalho onde eram feitos relatórios com o objetivo de avaliar o desempenho profissional anualmente.
O exército dos Estados Unidos, no ano de 1880 também implantou um sistema próprio para avaliação de seus soldados. Já no ano de 1918 foi a vez de uma empresa chamada General Motors que elaborou um planejamento para avaliar o desempenho de seus executivos dentro da companhia.
Porém, segundo especialistas na área só depois da Segunda Grande Guerra mundial é que os programas avaliadores de desenvolvimento profissional tiveram uma ampla aceitação e propagação entre as organizações empresariais.
Por muito tempo houve uma preocupação por parte dos gestores, somente com a eficácia e os resultados positivos obtidos com as máquinas para que a produtividade pudesse ser aumentada dentro das empresas. Porém essa importância dada ao maquinário parece que não resolveu o complexo problema da capacidade produtiva.
Nesse contexto, o ser humano era visto somente como um objeto que estava sempre à disposição dos interesses da corporação, pois os administradores acreditavam que os funcionários eram motivados somente pelos incentivos monetários.
Conceitos da Avaliação de Desempenho
Foi com o surgimento da escola que preparava profissionais para o setor de recursos humanos nas empresas, onde os profissionais eram preparados para desenvolver programas especificamente para os indivíduos dentro da corporação, com o objetivo de motivá-los a melhorar sua produtividade, que a preocupação central passou a ser o homem e não mais somente a máquina.
A partir desse ponto estabeleceu-se o conceito de avaliação de desempenho profissional que é um processo que avalia o trabalho desenvolvido pelo profissional dentro da companhia o estimula a melhorar seu potencial.
O caráter essencial da avaliação é orientar as pessoas, redirecionando os possíveis desvios profissionais e sinalizando as soluções para os problemas detectados,além de potencializar através do incentivo os pontos fortes de cada profissional dentro da corporação.
Os especialistas informam que ela deve ser feita diariamente, e não somente em momentos preparados para avaliar o funcionário fora de seu contexto de trabalho diário.
Responsabilidade da Avaliação de Desempenho
Na grande maioria das vezes a avaliação do desempenho profissional fica a cargo do supervisor direto do funcionário, que recebe a assessoria do departamento de recursos humanos dentro da empresa.
Porém a avaliação principal é realizada pelo gestor pois ele melhor do que ninguém tem condições de verificar o desempenho de seu subordinado, ressaltando os aspectos positivos e negativos de sua produção no trabalho.
No entanto,o acompanhamento de um profissional da área de recursos humanos é fundamental para que todo esse processo seja transparente tanto para o funcionário quanto para a empresa.
Salete Dias