Alimentos Brasileiros que não tem nos EUA

Brasil

O Brasil é o país que possui a quinta maior extensão territorial do mundo e a primeira maior de toda a América. Ele é cercado ao lado leste pelo Oceano Atlântico e faz fronteira com praticamente todos os países da América do Sul, menos com o Chile e com o Equador. Assim sendo, os países que fazem fronteira com o Brasil são: Venezuela, Guiana Francesa, Suriname, Peru, Colômbia, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Argentina. Além disso, o Brasil também possui vários arquipélagos – como são chamados os conjuntos de ilhas – ao longo de sua extensão, sendo os mais importantes o Arquipélago de São Pedro e São Paulo, o Atol das Rocas e o Arquipélago de Fernando de Noronha.

Em questões que dizem respeito a cultura, o Brasil conta com uma variedade gigantesca em relação aos aspectos étnicos e culturais. Isso se dá principalmente pelas muitas imigrações, advindas de vários países do mundo. Isso reflete também na culinária do país, já que no Brasil, ela é resultado da junção de itens dos mais diversos povos, sendo os europeus, os indígenas e os africanos os mais influentes. Porém, até as mais tradicionais receitas sofreram mudanças e adaptações com o decorrer do tempo.

A alimentação cotidiana e comum dos brasileiros envolve de modo geral café, leite, pães, bolos, a tradicional dupla de arroz e feijão, carnes, saladas e batata. É importante frisar que de acordo com a região do país isso pode variar.

As receitas mais elaboradas e tradicionais do Brasil, são advindas de alguns estados ou regiões específicas, como por exemplo o pão de queijo, o feijão tropeiro, acarajé, vatapá, feijoada, entre outros.

Estados Unidos

Os Estados Unidos da América são uma república federal que é composta por um distrito federal e cinquenta estados, que compartilham de um governo federal soberano. A maior parte do país está localizada no centro da América do Norte, e os EUA é banhado pelo Oceano Pacífico e pelo Oceano Atlântico.

Os EUA também fazem fronteira ao norte com o Canadá e ao sul com México. Existe ainda a particularidade do Alasca, que é um estado que não está dentro da área contínua do país, se localizando apenas ao noroeste do continente, fazendo assim fronteira com a Rússia pelo Estreito de Bering.

A respeito de sua área territorial, os Estados Unidos estão no posto de quarto maior do mundo – possuindo aproximadamente dez milhões de quilômetros quadrados de área – e contando com uma população de mais de trezentos milhões de habitantes, proporcionando assim o lugar de terceiro país com maior população do mundo.

Assim como o Brasil, os EUA é considerado uma nação globalizada, diversa e multicultural, pois já receberam e ainda recebem muitos e muitos imigrantes, de todos os lugares do mundo. Porém, existe um certo sobressalto da cultura ocidental e com herança europeia.

A respeito da culinária do país – que é o principal assunto desse artigo – ela não possui muitas diferenças em comparação ao restante do ocidente, porém, conta com algumas particularidades. Há algumas comidas nos Estados Unidas que são feitas a base de carnes de veados, perus e corvos, o que não é muito comum no Brasil. Lá também há o uso bastante significativo de milhi, batata, abóbora, xarope de bordo, entre outros ingredientes bastante característicos.

Os pratos mais comuns e marcantes dos EUA são a famosa torta de maçã, o frango frito, e comidas que se enquadram na categoria de “fast foods”, como cachorros-quentes, hambúrgueres, pizzas a batatas fritas.

Diferença Entre os Estados Unidos e o Brasil

Ainda que o Brasil e os Estados Unidos possuam algumas semelhanças, existem fatores que deixam os países bem distintos. Por isso, quando alguém sai do Brasil para tentar ganhar a vida nos EUA, geralmente se depara com muitos desafios, sendo necessário aprender uma nova língua e se adaptar e viver bem com costumes e cultuar diferentes.

Um fator que é bastante diferente entre os Estados Unidos e o Brasil, é o fato de que enquanto no Brasil um jovem alcança sua maioridade aos dezoito anos, nos EUA isso acaba sendo dividido em algumas fases. Assim, os jovens dos Estados Unidos podem tirar sua habilitação para dirigir e votar aos dezesseis anos, por exemplo. Aos dezoito anos a maioridade penal é alcançada e o direito de beber em ambientes fechados, apenas aos vinte e um.

Falando sobre o consumo de bebidas alcoólicas, esse também é um item bem diferente entre os dois países, já que no Brasil é totalmente comum ver pessoas bebendo em locais públicos – como praças e praias – , mas nos EUA isso é proibido por lei, sendo o consumo de álcool permitido apenas em ambientes fechados.

Outro fator de bastante diferença entre os países é que no nosso país, as pessoas que possuem uma boa condição financeira acabam estudando em escolas particulares, visando um bom ensino e melhor infraestrutura. Já nos EUA o mais valorizado são os colégios públicos, que servem de referência. Elas funcionam em período integral e roubam espaço das escolas particulares. Já a respeito de ensino superior as coisas diferem um pouco, já que no Brasil as faculdades públicas são totalmente gratuitas e nos EUA é necessário pagar taxas de mensalidade.

Alimentos Brasileiros que não tem nos EUA

Ainda falando sobre as diferenças entre os países, mas mais especificamente sobre a culinária, existem várias comidas que os brasileiros que vivem ou passam férias nos Estados Unidos acabam sentindo falta.

Um desses itens é o pé de moleque – doce feito a base de amendoim, açúcar e/ou rapadura – que é tradicionalmente brasileiro e não é encontrado por lá. Isso também acontece com o açaí, que aqui no Brasil é servido com algumas misturas, que vão desde frutas, mousses e leite condensado – que deixam essa comida ainda mais apetitosa.

O brigadeiro também é um alimento que não é muito encontrado nos EUA, mas que faz muito sucesso ente os gringos, o tornando um orgulho nacional brasileiro. Outras comidas que não são encontradas com facilidade nos Estados Unidos são a paçoca de amendoim, a geléia de mocotó, a pipoca de saquinho, entre outras coisas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários não estão liberados.