Adesivos

História de Adesivos

Adesivos

Adesivos

O dicionário define um adesivo como “uma substância capaz de manter materiais juntos por uma ligação de superfície.” Esta é uma definição simples para um material que é a base para uma indústria de bilhões de dólares com mais de 750 empresas competindo por uma fatia do mercado. Estima-se que 50 dessas empresas são responsáveis por 50% dos dólares das vendas na indústria de adesivos.

Primeiro registro

Arte

Arte

A primeira evidência de uma substância a ser utilizada como um adesivo remonta a 4000 aC. Os arqueólogos realizaram um estudo das tribos pré-históricos, onde encontraram alimentos enterrado com um defunto em vasos de cerâmica quebrada que haviam sido reparadas com resinas pegajosas da seiva da árvore. Os arqueólogos descobriram também estátuas dos templos da Babilônia que têm olhos de marfim colados em órbitas.

O período de tempo entre 1500-1000 B.C. deu mais uma prova de que a cola se tornou um método de montagem. Um caixão removido do túmulo do rei Tut mostra o uso de cola em sua construção. Nossos museus de hoje contêm objetos de arte e mobiliário dos túmulos dos faraós egípcios que são ligados ou estratificados com algum tipo de cola animal.

Civilização

Produtos

Produtos

O próximo período de atividade é 1-500 dC quando os romanos e gregos desenvolveram a arte de folheados e marchetaria, que é a colagem de lâminas finas ou lâminas de madeira. A partir dessa arte, a criação de animais e peixes foram refinados colas e outros tipos de adesivos foram desenvolvidos, como um adesivo de claras de ovos para a folha de ouro vínculo.

Além de ovos brancos, outros ingredientes naturais foram utilizados para preparar cola, como sangue, ossos, couro, leite, queijo, vegetais e grãos. Os romanos foram um dos primeiros a utilizar o alcatrão e cera para calafetar as tábuas de barcos e navios.

Um estudo da história mostra o uso de cola caiu em desuso até cerca de 1500-1700 dC, quando os adesivos foram utilizados na construção de mobiliário. Alguns dos maiores fabricantes de mobiliário e gabinete de todos os tempos utilizados adesivos em seus produtos – nomes que ainda hoje reconhecemos como Chippendale e Phyfe Duncan.

Fabricação de cola

Por volta de 1700, o uso generalizado de cola trouxe algumas mudanças rápidas na história do adesivo. A primeira fábrica de cola comercial foi iniciada na Holanda para a fabricação de cola animal a partir de couros.

Por volta de 1750, a primeira patente de cola foi emitida na Grã-Bretanha para uma cola de peixe. As patentes foram emitidas depois rapidamente para usar adesivos de borracha natural, ossos de animais, peixes, amido, proteínas do leite (caseína). Em 1900, os Estados Unidos tiveram um número de fábricas de cola acima das referidas bases.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.