As cores são coisas tão familiares ao nosso dia a dia que nem paramos para pensar em sua origem ou em sua história.
Na realidade as cores são resultados das ondas de luz que conseguimos enxergar, tanto que a ausência completa de luz faz com que enxerguemos tudo preto.
As Cores Primárias
O amarelo foi batizado durante a Antiguidade devido a uma doença que assolava as pessoas na época, a icterícia. Essa doença deixava as crianças com aspecto amarelado, devido a uma secreção expelida pelo fígado que recebia o nome de “humor amargo”. Em latim, amargo significava “amargus”, mas era popularmente conhecido pelo seu diminutivo, “amarellus”. Com o passar dos tempos a secreção que deixava as pessoas amarelas começou a ser chamada de amarelo.

Origem
O azul foi batizado com esse nome devido a uma referencia a uma pedra chamada lápis-lazúli, muito usada na Antiguidade para ornamentar túmulos e obras de arte. Como a pedra era azul, o termo passou a designar a cor.
A última cor primaria foi batizada através de uma associação inglória: antigamente a tinta vermelha era feita a partir de um inseto chamado cochonilha. Como outros métodos de tingimento ainda não eram conhecidos, o coitadinho do inseto era esmagado e usado para tingir. O inseto era chamado de “vermiculum”, que significava vermezinho. Foi essa palavra que originou o vermelho.
Outras Cores
O laranja recebe o mesmo nome da fruta justamente por isso: porque a cor é a mesma exibida pela fruta laranja. O termo foi adaptado do nárandja, em árabe.

Nome
Outra cor que recebeu o nome de algum alimento é o marrom, batizado assim devido a castanha portuguesa, que na França é chamada de marron. A cor que a castanha apresentava passou a ser chamada de marrom.
O branco, a cor composta que é o resultado de todas as outras luzes, foi batizada de branco devido ao termo blank de origem germânica. Blank significa polido, brilhante.

Todas
O preto é justamente o contrário do branco: a ausência de todas as cores. No entanto, se pegar um conjunto de tintas e misturar vai dar justamente no preto. O termo latino appectoráre originou o apretar, que significa “apertado”. E uma analogia com a mistura de cores de tintas que originam o preto batizou a cor.
Quando algo termina de queimar, sobram as cinzas, um tom intermediário entre o branco e o preto. Para denominar essa cor nada melhor do que chamá-la de cinza.
O verde recebeu este nome devido ao verbo vivere, de origem latina. Esse verbo possuía o significado de estar verde, ou seja, estar nascendo. Como frutas nesses estado eram verdes, assim como outras plantas, o verde pegou e acabou batizando a cor.
Neto