Pode-se dizer que, durante a primeira corrida armamentista, o mundo quase foi desintegrado pelo homem. Depois que a Segunda Guerra mundial acabou, o mundo foi dividido por duas potências: EUA contra União Soviética. A primeira nação, com ideologia capitalista baseada principalmente nos meios de produção pertencentes à sociedade privada. A segunda baseada no socialismo, com um Estado soberano aos meios produtivos.
A Guerra Fria começou e junto com ela as corridas armamentistas. As duas potências abandonaram o campo do conflito militar direto para concorrer no intuito de ser soberano no campo da ciência e tecnologia. Começava uma guerra implícita baseada principalmente na propaganda veiculada nos meios de comunicação.
O auge deste conflito aconteceu no nos anos 60, quando as duas nações investiram grande parte da renda em expedições à Lua. Oficialmente, os americanos conseguirem chegar primeiro a fincar a bandeira em solo lunar. A queda do Muro de Berlim e o fim da Guerra Fria simbolizaram também o final da Corrida Armamentista.