Violencia Bullying

O “Bully” é um termo inglês que significa “Valentão”, e serve para descrever atos de violência pisicológica ou física praticada por um ou mais individuos, com o objetivo de agredir e humilhar outro individuo que não pode se defender.

O “bullying” pode acontecer em locais de trabalho, universidades, em família, sendo mais comum a ocorrência em escolas, em áreas sem a supervisão de adultos, e é praticado de diversas maneiras como: o “bully” ou agressor faz acusações infundadas, espalha rumores negativos, pratica ataques físicos, faz ameaças  e obriga a vítima a fazer coisas que ele quer, danifica o material escolar e roupas, faz comentários depreciativos referente a religião, local de morada, nivel de renda e da familia, principalmente da mãe, criar páginas ou perfis falsos na internet, também conhecido como “cyberbullying“, faz chantagens, cria apelidos, e o mais comum, faz com que a vítima passe vergonha em público.

Agressão

Agressão

Alguns sinais que mostram que a criança ou adolescente está sofrendo bullying são dados quando a vítima passa a se recusar a ir para a escola alegando estar doente e sentindo dores, ou estar sempre triste, nervosa ou irritada.
O individuo que sofre “bullying” pode desenvolver problemas pisicológicos, podendo cometer agressões contra o meio de que fora vítima, como num exemplo ocorrido nos Estados Unidos, em que o garoto chamado Curtis Taylor, que já sofria perseguição na escola por três anos e já tinha passado por várias situações constrangedoras, como: ter sua camisa suja com achocolatado, ter sido espancado no vestiário e ter seus pertences vandalizados , chegou ao seu limite e cometeu suicidio em março de 1993. Outro caso, também chocante,  foi do garoto Jeremy Wade Delle de 15 anos que sofria “bullying” e resolveu em um ato de protesto tirar a própria vida na sala de aula na frente de trinta colegas e da professora.

Bullying

Bullying

O “bullying” se torna ainda mais grave quando o indivíduo, ao sofrer desse mal, além de tirar sua vida, também prejudica a vida de outras pessoas que muitas vezes são inocentes, como no Massacre de Columbine, que aconteceu nos Estados Unidos em 1999, quando dois adolescentes de classe média alta chamados, Eric Harris e Dylan Klebold atiraram em vários colegas e professores. O ataque ocorreu no privilegiado Instituto Columbine ,onde os garotos faziam parte do grupo “Mafia da Capa Preta” que eram, também, ridicularizados pelos atletas da escola pois preferiam os computadores. Os garotos resolveram vingar-se planejando o massacre que teve como consequência a morte de 15 pessoas , entre alunos e professores , chocando pessoas de todo mundo.

Contra o Bullying

Contra o Bullying

Outro massacre mais recente foi o “Massacre do Realengo”, que aconteceu no Brasil em abril de 2011. Wellington Menezes de Oliveira, de 23 anos, entrou na Escola Municipal Tasso da Silveira, situada no bairro Realengo no Rio de Janeiro, atirando com o intuido de matar principalmente meninas que estudavam naquela escola. Neste evento, 12 crianças foram mortas e 22 pessoas foram feridas e, ao tudo indica, a motivação do crime foi “bullying” que ele sofria durante sua vida escolar. Wellington era uma pessoa desequilibrada, pois, projetou seus problemas em crianças com as quais ele não tinha correlação mesmo após 10 anos que ele havia se formado. Wellingtom destruiu a vida de 12 famílias que perderam seus filhos e abalou a confiança de milhares de pais que viam a escola um lugar seguro para deixar seus filhos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Comportamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.